Palavra Solta - governos e hospícios

Palavra Solta - governos e hospícios

*Rangel Alves da Costa

O que pode comungar nomes como Donald Trump, Jair Bolsonaro, Bashar Al-Assad, Evo Morales, Putin e Nicolás Maduro, dentre outros e outros, e muitos outros? Todos, indistintamente, caracterizam-se pela transformação do poder em governabilidade pessoal. E, sendo pessoal o exercício do poder, logo a deturpação mental. Donald Trump governa no tanto-faz e com evidente despreparo. O presidente brasileiro, além de completamente insano, tem laivos de psicopatia aterrorizante. O governante sírio Bashar Al-Assad não está nem aí para mandar dizimar crianças e velhos com gases tóxicos. Evo Morales, conforme se viu na última eleição, não pensa duas vezes em fraudar abertamente para se manter no poder. Putin, ao proteger as ações de governos tiranos e ditatoriais, logo demonstra sua propensão desenfreada à guerra e ao armamentismo. Quanto a Maduro nem se fala, pois, ao lado de Bolsonaro, a pior espécie de governante que possa existir. Maduro não pensará duas vezes em dizimar a Venezuela sob a desculpa de que são os embargos que estão provocando mortes. E assim com tantos outros e outros. Talvez o mundo jamais tenha alcançado uma safra tão ruim de governantes, como se os palácios tivessem se transformado em verdadeiros hospícios.

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com