Respeite seu corpo.

Um dia estava eu fazendo uma prova da faculdade, tinha estudado intensamente durante um mês para esse desafio e estava me sentindo preparado até que quando recebi o resultado vi uma tragédia. Não entendi o sentindo daquela nota baixíssima, fiquei devastado até chegar em casa, onde tentei refletir sobre o que estava acontecendo e cheguei a conclusão: eu não estou sabendo cuidar de mim, eu não tô me respeitando.

É duro chegar a esta conclusão, mas é a pura verdade, estudei como um viciado em conhecimento (se é que isso existe) e esgotei o meu corpo, no final apenas auto-sabotei tudo o que eu havia planejado. Em tempos de coach, relaxar não é um hábito mais tão querido, a questão do "trabalhe enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem" é mais uma balela feita para acabar com a sua vida.

Não estou dizendo que na vida não é necessária se esforçar, entretanto não podemos viver em torno desse tipo de coisa, não somos uma máquina que pode trabalhar sem parar para sempre (acredito que nem as máquinas conseguem isso). Vamos lá, você entra nessa rotina "workaholic" esperando tirar bons frutos, você pode até conseguir em algum momento, mas aí uma hora o teu corpo para e dá sinais de que você precisa descansar, mas você é foda não é mesmo? Ta aí a 3 dias sem dormir direito, chega no quarto dia e desmaia de cansaço, parabéns!

Devemos nos esforçar para buscar nossos sonhos, mas não abusar da nossa saúde para isso, não é seguindo uma rotina maluca de trabalho e estudo 24 horas por dia que você vai conseguir atingir seus objetivos, seu corpo vai parar. Tire um tempo para cochilar, ver vídeos, escutar música, comer alguma besteirinha, caminhar, entre outras coisas, tire um tempo para você.

Um corpo relaxado é um corpo pronto para a briga, faça uma rotina com seus momentos de relaxamento, trabalho e estudo, cuide-se. Não cometam os mesmos erros desse jovem que se esforçou além da conta e se ferrou muito na faculdade, tentem não se ferrar mais tanto na vida.