De Uruana Para o Brasil

Goiás recebe projeção nacional e internacional através do trabalho engajado de artistas de diversas vertentes. Dhiogo Caetano é um destaque contemporâneo. Natural de Uruana, Goiás. Professor, jornalista, ator, graduado em História (UEG), pós-graduado em História do Imaginário e Literatura (FAI), História Africana e Africanidade (UFG), doutor Honoris Causa em Literatura (Emill Brunner University).

O artista iniciou sua jornada na literatura aos 10 anos de idade. Atualmente, tem seu trabalho prestigiado pelos principais veículos de mídias digitais, impressas e faladas. Sucesso nos palcos e nas redes sociais. Recentemente, ganhou espaço na mídia internacional. Profissional versátil. Com estilo inconfundível. Um pesquisador sistemático, habilidoso e detalhista na composição de suas personagens e produção de conteúdo. Promove palestras, debates e participa de saraus e organizações voltadas à políticas afirmativas. O enfoque social evidencia em sua caminhada.

Dhiogo Caetano já foi vencedor dos Prêmios: Denatran 2002, Prêmio Nacional Olavo Bilac 2012, Prêmio Nacional Buriti 2012, Prêmio Carlos Drummont de Andrade 2013, recebeu certificado de mérito como uma das personagens mais influentes do mundo (2014) pela Waldenburg International College (WIC), juntamente com o Conselho Internacional de Arbitragem, Estudos Políticos e Estratégicos (ICHAPS), menção honrosa no ll Concurso Literário Justiça e Igualdade Social 2015, Prêmio Cora Coralina 2016, Prêmio Melhor Ator do Ano – Interarte – Santa Catarina 2017. Moção de Aplauso 2018. Algumas publicações do Dhiogo: “O medo da morte”, “O menino do futuro”, Transolhando as transvicções”, “O eu que se abriga em você” e “As mães dos que não nasceram de mim”. A linguagem utilizada nos textos é acessível e impactante.

Através de seu talento, Dhiogo Caetano, transmite alegria, tolerância, amor, esperança e dissemina valores humanitários. A sua personagem Matilde Caetano é defensora de uma sociedade mais humana, onde o amor extingue o egoísmo. Uma figura simples, de baixa escolaridade, adepta dos costumes tradicionais. Muito lúcida, é portadora de inteligência caracterizada pelo poder de discernimento e análise com muito, muito bom humor. Propicia verificação social, cultural e familiar de uma nova perspectiva da sogra.

Assim, como Dhiogo Caetano, o estado de Goiás ostenta em todos os seguimentos artísticos, cidadãos trabalhando de maneira criativa e bastante profissional objetivando viver bem, dedicando-se exclusivamente a cultura. Para isso, é importante o estabelecimento de políticas públicas eficazes, em nível municipal, estadual e federal. Com apoio da iniciativa privada. Em uma apresentação recente do Dhiogo ouvi uma frase muito legal dita por ele: “Que a sabedoria seja nosso ponto de partida e o amor o resultado do nosso trabalho”.

Ronaldo Marinho é escritor, articulista e gestor e tecnólogo em Transportes.
Enviado por Dhiogo J Caetano em 23/10/2019
Código do texto: T6777530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.