O PODER

"Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força.

Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.

Alguns autores importantes que estudaram a questão de poder foram Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu."

O poder é sem sombras de dúvidas é inebriante,contagia quase a totalidade das pessoas que tem a oportunidade possui-lo. Ele transforma os indivíduos, deixa-os completamente desfigurados.

O poder político talvez seja o mais narcótico de todos. Como sabemos a política comanda todo um processo social e econômico de uma nação, por isso mesmo ela é a mais disputada entre os grupos dominadores de uma sociedade.

Em se tratando de Brasil e outros países a fora a situação é muito acirrada. O grupo dominante chega para varrer todo um trabalho que o outro grupo fez, mesmo que o desempenho obtido tenha sido laureado pela sociedade em geral, só algumas instâncias por pressão da mesma sociedade,por interesse eleitoral, o feito anterior permanece na gestão presente.

Falemos sobre o momento atual, onde a família Bolsonaro está de posse desse ambicionado poder. Poucos anos atrás, estavam de posse desse hipnótico poder Lula , Dilma e seus asseclas que usaram e abusaram do mesmo.

O capitão e sua família já faz desse temido poder (para os adversários) e se lambuzam , principalmente seus filhos , que ficaram embebecidos com poder maior, a presidência da república. Como se diz, essa família não precisa muito de inimigos, embora os tenha e muitos para complicar o governo. O Eduardo Bolsonaro é de uma vaidade,fanfarrice despertada ou incubada para a nação brasileira, revelada com os holofotes do poder maior. O pai não o contem, pelo contrário, o apoia em todas as investidas do seu pupilo. Isso nem completou um ano de governo.

Humildade, menos entusiasmo pelo poder dos seus filhos seria uma forma de ter menos atribulações nesse período de quatro anos. Poder esse muito contestado pelos adversários, por uma grande parte dos governos estrangeiros.

Um governo sob a égide do neoliberalismo, voltado para os capitalistas, e bastante criticado por posturas anti-sociais e culturais. Mostra uma aversão ao se denomina de ciências humanas. É a linha positivista posta em prática com todo rigor.

O poder levado de uma forma direcionada aos objetivos de um grupo que há muito ambicionava.

inclemente
Enviado por inclemente em 21/10/2019
Código do texto: T6775131
Classificação de conteúdo: seguro