BOM É MANTER A INFANCIA NA ALMA

Algo que não é muito fácil de se entender, é o fato de sempre encontrarmos crianças que desejam ser adultos,

e adultos que lamentam não ser mais criança...

Realmente, haja incoerência...

Ósculos e amplexos,

Marcial

BOM É MANTER A INFANCIA NA ALMA

Marcial Salaverry

Com plena e total certeza, o que de melhor podemos fazer para bem viver a vida, é procurar manter a infancia em nossa alma, o que é confirmado pela sabedoria milenar dos chineses, algo que não se pode discutir...

Assim, encontramos mensagens que nos foram legadas por eles e que, apesar de escritas há muitos séculos, ainda conservam uma atualidade impressionante, como vemos nesta, onde fica patente a sabedoria chinesa, e que me foi repassada por meu amigo L’Inconnu:

"O grande homem é aquele que não perdeu a candura de sua infância."

Esta é uma grande verdade, pois o que realmente estraga a vida de muita gente, é esquecer totalmente que um dia foi uma criança livre de preconceitos, inibições, sem se preocupar com a famosa frase: "não faz assim, não fica bem, você não é mais criança"...

Inegavelmente a adolescência é uma das piores fases da vida, porque ainda não deixamos de ser crianças, mas já queremos parecer adultos, desejando todas as prerrogativas da vida adulta, sem contudo assimilar que com essas prerrogativas vem uma série de responsabilidades, que só a vivência fará com que sejam bem compreendidas, e assim, tentando ser adultos, certas criaturas esquecem-se de que ainda são crianças, e daí nasce toda uma revolta, transformando a maioria dos adolescentes em rebeldes sem causa. Convenhamos que é muito fácil desejar todas as regalias de um adulto, sem ter que fazer nada para isso. Apenas receber de “mão beijada” os direitos dos quais se julgam merecedores, esquecendo dos reais valores da vida, já que direitos e méritos devem ser conquistados por esforço próprio, e que só assim terão valor.

Uma coisa é certa, crianças fomos, e crianças sempre seremos, e a única diferença é que, quando somos fisicamente crianças, agimos com naturalidade sem aquela preocupação do "fica ou não fica bem". Quer coisa mais linda e espontânea do que o sorriso de uma criança feliz? Não é aquele sorriso estereotipado como, por exemplo, o sorriso dos praticantes de aeróbica, que estão fazendo os exercícios, tudo exigindo de seu físico, sendo obrigados a manter aquele sorrisinho forçado. Ou como o sorriso que temos que dar quando o chefe conta aquela piada velha e besta que sempre contou. E vai por aí afora. As crianças somente sorriem, quando estão com vontade. E quando são forçadas a agir contra sua natureza, quando os adultos querem que “cresçam depressa”, isso vai provocando danos em sua personalidade futura, formando aquele adulto cheio de traumas e preconceitos.

É preciso convir que uma coisa é certa, ou seja, o fato das crianças não saberem ainda observar os limites, nem aquela velha máxima, "de que seu direito termina onde começa o meu, e vice-versa". Isto sim, tem que lhes ser ensinado, para que não sejam aquelas detestáveis crianças birrentas e cheias de vontades e exigências, que quando chegam perto de nós, somos obrigados a avisar: "se morder, eu chuto..."

Os limites sempre devem ser mostrados às crianças, para que elas saibam até onde podem chegar sem serem inconvenientes. Crianças mimadas ou super protegidas também transformam-se em adultos problemáticos.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, nem a disciplina militar, nem a liberalidade excessiva. A medida certa é a liberdade vigiada, o meio termo ideal, para que não percam a espontaneidade natural, nem se transformem naquelas crianças chatas e impertinentes que se acham com todos os direitos do mundo, sem nenhuma obrigação. Mas isto é uma outra história, que fica para uma outra vez...

Do que estávamos falando mesmo? Ah sim, do quanto é bom conservarmos, com a sabedoria da idade, o espírito infantil de alegria e descontração. Realmente, dosando-se adequadamente as coisas, tornamos nossa vida muito agradável e gostosa de ser vivida, e ainda sobra tempo e disposição para transmitir um pouco dessa alegria aos que estão à nossa volta.

Certamente conservar algo da infância, não tenham dúvidas, faz muito bem para o espírito, prolonga a vida, já que essa alegria e vontade de viver, faz com que vivamos até morrer, podem acreditar...

Bem crianças, esperando que todos consigam guardar alguma coisa da criança que foram um dia, desejo que tenham UM LINDO E FELIZ DIA, lembrando uma brincadeira dos meus tempos de criança, "ou cheje", o tal do "fazerão tudo que seu mestre mandar", e para aquelas que realmente "fazerão", a ordem é TENHAM UM LINDO DIA...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 03/10/2019
Código do texto: T6760160
Classificação de conteúdo: seguro