Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

“Não Gema às Claras”.

                                  “Não Gema às Claras”.
                                    Jajá de Guaraciaba

          Certa ocasião, um dos meus filhos estava assistindo desenho animado pela televisão, e em dado momento começou um do pica-pau com o título: “Não gema às claras”, ele, então, num tom desafiador, porque sabia que eu gostava de escrever, pediu-me que criasse um texto pertinente ao tema. Confesso que, a princípio, achei que não iria dar conta do recado, mas, pus o encéfalo para trabalhar e saiu o que se lê abaixo:
          Há pessoas que sofrem por antecedência. Mal as coisas começam a “esquentar” ficam reclamando. Choramingam impotentes diante às adversidades sem esforçar-se no sentido de corrigirem as faltas cometidas.
          Antes de vivenciarmos uma desventurada situação que provavelmente ocorreria no futuro, deveríamos conduzir-nos de tal forma que isso não fosse provocado por atitudes negativas, pois, vivendo o presente com regularidade e prudência não precisamos temer o que está por vir. O sofrimento nunca deve ser antecipado, visto que o motivo poderá existir somente na nossa imaginação.
          Se por ventura praticarmos algum ato ilícito, devemos aceitar e entender que a pena imposta pela justiça do homem ou a de Deus será inevitável, mas o sofrimento decorrente do castigo só deve ocorrer no exato momento em que isso estiver sucedendo, e é por isso que não se deve antecipar-se aos fatos: gemer às claras só no momento propício.




Jajá de Guaraciaba
Enviado por Jajá de Guaraciaba em 30/09/2019
Código do texto: T6757688
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jajá de Guaraciaba
Pilar do Sul - São Paulo - Brasil, 76 anos
706 textos (75479 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/10/19 08:15)
Jajá de Guaraciaba