Palavra Solta - o olho cego de Lampião (ou fazia de conta que nada via)

Palavra Solta - o olho cego de Lampião (ou fazia de conta que nada via)

*Rangel Alves da Costa

Lampião era cego de um olho, mas a cegueira aqui tratada é outra. É a cegueira de não querer avistar mesmo. É o ofuscamento de não querer se dar conta do que está ocorrendo. Ora, todo mundo sabe se o cangaço agia segundo normas, possuindo até código de conduta. Por exemplo, uma vez entrado no cangaço só poderia sair por motivo de extrema necessidade, por motivo tão superior que nem o próprio Lampião podia dizer que não. A cangaceira Rosinha foi morta pelos próprios cangaceiros porque contrariou uma ordem do líder. Deixou-a visitar a família, mas com tempo certo de retornar. Não obedeceu, acabou pagando com a própria vida, ainda que tivesse retornado depois. Tal seriedade do Capitão parecia refrear em outras situações. Indaga-se: por que permitia tanta violência praticada pelos seus comandados? Lampião estava sob o comando quando ocorreu o episódio da ferrada das mulheres, quando Zé Baiano colocou ferro de ferrar gado no fogo e depois aplicou o ferro em brasa no rosto de três inocentes. E casos e mais casos tanto conta de humildes sertanejos sendo violentados, feridos, mortos pela cangaceirama. Se Lampião era tão exigente em outras situações, por que de vez em quando cegava perante os absurdos e a desmedida violência?

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com