O livro - R. Santana


     O livro é o mundo nas mãos. O leitor sem sair do seu mundo, ele conhece outros mundos, outras civilizações, outras realidades, outras pessoas, costumes, culturas e sociedades diferentes. Através dos livros, nós conhecemos histórias de superação, histórias de amor, histórias de ódio, heróis, exemplos que dignificam a humanidade, também, conhecemos o pior do ser humano. Através dos livros, nós conhecemos picos, montanhas, florestas, lagos, rios e oceanos. Através dos livros, nós conhecemos ruas, cidades, estados e países. Através dos livros, chegamos ao conhecimento e à ciência. Platão foi feliz na definição do livro: “Livros dão alma ao universo, asas para mente, voo para imaginação, e vida a tudo”. Portanto, não é heresia dizer que Deus fez o homem e deu-lhe o livro como principal meio de transporte.
     O livro convencional de hoje, impresso no papel, surgiu nos anos de 1448 com Johannes Gutenberg, mas o registro do cotidiano vem desde o homem das cavernas com as pinturas rupestres. O Oriente cultivava sua escrita em pequenas lajotas de barro, os indianos usavam folhas de palmeiras para registrarem sua escrita. Os romanos usavam placas de madeira encerada como “livro” e os astecas e os maias registravam em seus “livros” sanfonados feitos das entrecascas das árvores, seu dia a dia. Moisés escreveu os 10 Mandamentos, primeiro código de conduta do homem em enormes placas de pedra fixadas no cume da montanha. Porém, foi com o papiro (Cyperus papyrus), erva encontrada às margens do rio Nilo que se revolucionou a escrita. A biblioteca de Alexandria, naquela época distante, teve em seu arquivo, mais de 700 mil livros em rolos de papiros.
     Como todo produto feito pelo homem, há livro bom e livro ruim. Monteiro Lobato, escritor, produtor e editor, sustentava, no século passado, que o livro é uma mercadoria, se a mercadoria é boa, ela é vendável, se a mercadoria não é boa, essa mercadoria irá mofar na prateleira. Drummond foi crítico: “Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante”, noutras palavras, o livro ruim serve para escorar e não deixar cair os bons livros. Ultimamente, a superprodução do livro tem contribuído para aversão do leitor ao livro convencional. Hoje, as pessoas subestimam os livros às mensagens. Na literatura todo mundo escreve versos, contos, romances, às vezes, sem criatividade e talento. Machado de Assis nasceu para ser Machado de Assis, assim como, minhoca nasceu para ser minhoca, nunca será cobra.
     Desde o século passado, publicar livro impresso, é privilégio de alguns, poucos autores têm editora, muitos fazem suas produções independentes. Conta-se que que Manuel Bandeira, Paulo Coelho, Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Jorge Amado, Mário de Andrade, Fernando Pessoa e outros famosos, produziram e pagaram o seu primeiro livro.
     A Internet veio para democratizar a produção e a publicação de livros. As plataformas que dão acesso às publicações gratuitas de livros são várias. O livro virtual em forma de e-book são lançados às dezenas todos os anos. Fazer o download de um livro virtual, o custo é menor do que adquirido nas livrarias ou nas editoras, além disto, as obras de domínio público (autores com mais de 75 anos de morte), estão ao alcance de todos os leitores apaixonados por livros.
     A plataforma infantil “Play Kids Explorer”, por exemplo, contribui para que a criança, cedo, entre no mundo da literatura. Faz-se necessário esclarecer que esses livros virtuais têm o mesmo destino que os convencionais quando não prestam: o lixo e o lixo eletrônico.
     Uma maneira que os empresários encontraram para escoar os livros ruins e de época, são as feiras de livros, os sebos e as bancas de jornais. É comum nesses eventos e nesses lugares, encontrarmos Franz Kafka, Dante Alighieri, Platão, Albert Einstein, George Orwell, Shakespeare, Karl Marx, Engels, Maquiavel, Saint Exupéry, Marcel Proust...
     Por outro lado, livros clássicos que foram marcos da literatura mundial e ainda resistem ao tempo: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Urupês, Macunaíma, Crime e Castigo, Tocaia Grande, Gabriela, Cravo e Canela, O Velho e o Mar, Desassossego, O Cortiço, O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio, Dom Quixote, O Corcunda de Notre Dame, O Pequeno Príncipe, O Príncipe, Contos de Aprendiz, Eu, Passarinho...

     Quando adolescente, eu andava a tiracolo com os livros, se ia pra rua, levava um livro, se ia ao banco, eu levava um livro, se ia passear, eu levava um livro, aqui, ali e acolá, eu levava um livro, por isto, recebi o apodo dos meus amigos e conhecidos de “homem do livro”, que me deixava orgulhoso e compenetrado na busca do saber. Não gostava de lê-lo por obrigação, mas por prazer, por isto, não me dava tão bem com os livros da escola, não os apreendia, decorava-os.
     Com os cabelos encanecidos ainda sou um leitor contumaz, porém, não tenho a mesma garra como antes, hoje, eu sou mais seletivo e econômico, livros espessos e histórias esticadas, poemas metafísicos e leituras metafóricas não entram mais no meu “cardápio”, gosto do inteligível. Não faz muito tempo, adquirir a biografia de Winston Churchill em 2 volumes com mais de 600 folhas, não tive fôlego pra ir até o fim, li, somente, os trechos significativos.
     Os livros me deram conhecimento e sabedoria, mais sabedoria do que conhecimento. O conhecimento vê a vida com os olhos da lógica e da razão enquanto a sabedoria enxerga a vida com os olhos do coração. O saber se aprende com os livros e a sabedoria se aprende com o mundo.
     O livro virtual é uma realidade técnica, científica, basta um download no seu computador para seu acesso e cópia, ele é mais democrático, com um toque na tela do computador, o leitor moderno lê qualquer clássico de ontem ou de nossos dias, porém, o livro impresso no papel tem o seu lugar desde que o alemão Johannes Gutenberg imprimiu a primeira Bíblia no ano de 1448 d.C., primeiro livro impresso no Ocidente com 1282 páginas em 2 colunas e, em latim.
     O livro impresso no papel também evoluiu na forma e na encadernação: livro de bolso, livro ilustrado, livro desenhado, book (conteúdo fotográfico), etc., etc.
     Não existe nada mais prazeroso na leitura que folhear as páginas de um livro com a ponta dos dedos e dividir os capítulos lidos com marcadores, é melhor do que “rolar” a tela de um computador. O livro impresso não dá defeito, dispensa carregador e energia elétrica, seu transporte é cômodo e pode ser lido em qualquer ocasião e lugar e não é objeto de desejo dos bandidos.
     Enfim, concordo com o fundador da Microsoft, William Henry Gates III, Bill Gates: “... Meus filhos terão computadores, mas antes terão livros”. Nada mais importante para criança, na sua formação moral e intelectual, do que o gosto pela leitura, o gosto pela leitura dum bom livro.



Autoria: Rilvan Batista de Santana
Licença: Creative Commons

Membro da Academia de Letrsa de Itabuna - ALITA