Crônica da felicidade

Uma vez me perguntaram onde reside a felicidade. Se esta estaria em bens materiais ou em algum receptáculo espiritual/metafísico. Sinceramente, eu já nem gosto mais dessa pergunta e vou dizer o porquê. Quando criança, o nosso mundo de fato possui camadas e mais camadas de um âmbito lúdico e sem muito egoísmo. Nossa felicidade reside ali naquela infância de brincadeiras e despreocupação. Contudo, eu reflito sobre uma infância em se tenha o luxo de poder vivenciar o espaço do lúdico. E aqueles que desde cedo precisam trabalhar para manter o sustento da própria materialidade ? Entre os poucos lapsos de tempo em que há uma margem para a brincadeira, logo vem à tona a memória de ter que colocar dinheiro dentro de casa, colocar na palma da mão do pai banqueiro o saldo do dia.

O que eu quero dizer é que, sem materialidade não há momentos de alegria. A sociedade tentar criar uma imagem romântica de certa felicidade, mas o que existe de fato são momento e lapsos temporais em que podemos nos sentir em paz ou alegres. Quando crescemos, passamos boa parte do tempo nos preocupando com essa materialidade e aprendemos a encontrar nossa felicidade nas conquistas. Mas, a natureza humana é imbatível, podemos tentar artificializar nossas interrelações e nossos habitus “modernos”, mas o animal que existe em nós sempre irá lutar pela sobrevivência.

Inventamos um culturalismo com base em premissas espirituais ou desvinculadas da esfera material, mas não conseguimos nos desvincular desse cárcere em que nos encontramos. Igual àquela criança que precisa trabalhar para colocar dinheiro dentro de casa, nós também somos jogados em um ambiente de terra arrasada para concorremos com nossos pares.

Digo que a felicidade assim como boa parte de nossos sentimentos se tenificaram em órbitas que gravitam em torno de um mercado afetivo. A desvinculação entre materialidade e subjectividade para alguns, funciona como uma pílula de auto-engano, embora o carrasco chamado “realidade” bata à porta dessas pessoas e mostre que mesmo com uma performance despreocupada, no íntimo elas também estão condenadas a essa relação.

Portanto, para os que possuem frases decoradas ou prontas, fiquem sem uma manutenção mínima da reprodução humana: alimentação, moradia, saúde, consumo e me informem se é possível ser feliz ou se encontraram a felicidade. Em caso positivo, guardem com vocês o segredo, caso descubram, também irá virar mercadoria.

Quaresmo
Enviado por Quaresmo em 15/08/2019
Código do texto: T6720569
Classificação de conteúdo: seguro