Pan Lima 2019

A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos aconteceu em 1951, em Bueno Aires, capital da Argentina. É um evento multi esportivo, classe b, organizado pela ODEPA – Organização Desportiva Pan-Americana -, onde participam os países do continente americano e serve como preparação para os Jogos Olímpicos, e onde quem conquista a medalha de ouro tem vaga garantida na Olimpíada de Tóquio, a medalha de prata dá direito a participar do Pré-Olímpico, e a medalha de bronze depende da combinação de resultados.

Os Jogos Pan-Americanos deste ano, edição XVIII, foram realizados em Lima, capital do Peru, entre 26 de julho a 11 de agosto. Lima é a 3ª cidade mais populosa da Américas, perdendo apenas para São Paulo, Brasil e cidade do México, no México. É a primeira vez que uma cidade do Peru se torna capital dos Jogos Pan-Americanos. No evento compareceram 6 mil atletas de 41 países divididos em 38 modalidades esportivas.

Na última edição de 2015, em Toronto, Canadá, o Brasil ficou em 3º lugar no quadro de medalhas, com 42 ouros, 39 pratas e 60 bronzes totalizando 141, atrás dos Estados Unidos e Canadá. Agora em Lima, o Brasil ficou em 2º lugar no quadro de medalhas, com 55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes e total de 171, atrás apenas dos Estados Unidos que conquistaram 120 ouros, 88 pratas e 85 bronzes perfazendo um total de 293 e mantendo a hegemonia pela 16ª vez em 18 Pans. O Brasil, por conseguinte, fez a sua melhor campanha na conquista de ouros ao superar a edição de 2007, em casa, quando obteve 52 ouros e total de 157.

O Brasil poderia se saído melhor se não fosse a decepção em algumas modalidades coletivas onde haviam perspectivas de bons resultados, como no voleibol masculino e feminino. O handebol feminino conquistou o ouro, enquanto que o masculino conquistou o bronze e vai depender de alguns resultados para disputar o Pré-Olímpico. O revezamento masculino 4X100 medley natação conquistou o ouro, e o feminino faturou o bronze. E o revezamento 4X100 masculino e feminino do atletismo fizeram dobradinha com dois ouros. Vale lembrar que não tivemos participantes no futebol masculino nem feminino, nem no basquete masculino devido alguns critérios, como más campanhas nos torneios antecedentes.

A nossa maior surpresa foi a seleção de basquete feminino que chegou sem perspectivas devido campanhas ruins nas últimas edições dos Jogos Pan-Americanos, Copa América e Sul-Americano. A seleção ressurgiu sob o comando do técnico José Neto. Chegou invicta contra a seleção dos Estados Unidos, maior conquistadora de títulos, não temeu, se defendeu e aproveitou os contra-ataques com velocidade marcando 79 pontos contra 73 e conquistando o seu 4º título. As outras conquistas foram: 1967, Winnipeg, Canadá; 1971, Cali, Colômbia, e 1991, Havana, Cuba. Assim como a nossa rainha Hortência agora comentarista, que ficou feliz pela conquista, eu também fiquei. A nossa seleção está de parabéns pelo feito. Parabéns a todos nós brasileiros amantes do basquete.

Goiânia, Goiás, 11 de agosto de 2019

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 13/08/2019
Reeditado em 13/08/2019
Código do texto: T6719010
Classificação de conteúdo: seguro