PROJETO RUA COLORIDA – EMBELEZANDO UMA COMUNIDADE

PROJETO RUA COLORIDA – EMBELEZANDO UMA COMUNIDADE

*Rangel Alves da Costa

Mesmo que objetive o embelezamento de uma rua, mesmo que se proponha tornar aquela via muito mais bonita, atraente e convidativa, ainda assim surgem problemas partindo de alguns de membros da própria comunidade.

Ainda bem que são poucos os empecilhos. Um dos moradores não deixa que a fachada de sua casa seja embelezada e as portas e janelas pintadas, sob a justificativa de que também pretende pintar algum dia. Já outro diz que pintou de uma cor e não quer outra cor na parede. E certamente não permitirá uma pintura nova na mesma cor. Acreditem, pois bem assim!

Muito difícil querer ajudar e encontrar tais tipos de resistências, como se tais negativas fossem somente pelo prazer de dizer não. Ora, qual o problema de proporcionar uma fachada bonita, alegre, colorida, a uma residência? Mas apenas dois insistem não compartilhar com o desejo do restante da comunidade.

Por outro lado, e inversamente do que se possa imaginar, o desenvolvimento do projeto não significa apenas a chegada de profissionais com latas de tintas e pincéis. Não. Várias etapas serão percorridas até que tudo alcance o resultado almejado: uma rua colorida, com fachadas de cores vivas, algo jamais visto pelo interior sergipano.

O primeiro passo - e que imediatamente será dado - é a realização de reparos em algumas paredes. Paredes danificadas receberão tratamento, através de argamassa ou massa acrílica, para somente depois receber a primeira mão de tinta.

O mesmo será feito com a porta de uma residência, que por estar fechada e praticamente abandonada e com a porta da frente retirada, receberá uma nova porta. E esta já foi providenciada, faltando somente que um profissional já contratado faça o serviço.

O segundo passo, após os reparos nas paredes e a colocação da porta, será dar início às pinturas. Inicialmente, para que as cores de fundo alcancem a tonalidade perfeita, será dada uma primeira mão de tinta em todas as fachadas.

Após isso - e como passo seguinte -, as fachadas, portas e janelas, receberão as cores de fundo, ou seja, aquelas escolhidas para cada casa. Cada fachada receberá uma cor diferente. Por exemplo, uma casa pintada na cor vinho terá ao lado outra casa noutra cor, sempre forte, viva, bem vistosa.

As portas e janelas também receberão cores diferentes daquelas da fachada. Por exemplo, uma casa pintada de vermelho terá portas e janelas na cor marrom terra ou outra cor que permita a melhor sensação visual.

Há de se imaginar que o processo de pintura terminará quando as fachadas, portas e janelas, tiverem recebido suas cores definitivas. Mas não. O passo seguinte talvez seja o mais importante de todos, eis que o que também se pretende é que a rua colorida permaneça com cores vivas e fortes por muito tempo.

Neste sentido, objetivando dar maior durabilidade, vivacidade e beleza às pinturas, é que todas as residências receberão uma camada forte de hidrobrilho, um tipo de esmalte incolor que não só protege das interferências do sol e da chuva como assegura maior firmeza às paredes pintadas.

Somente após todas as fachadas receberem a camada de hidrobrilho é que se poderá dizer que o processo de pintura e embelezamento estará terminado. E então os moradores da Rua Manoel França, adjacências e todo o Poço Redondo, estarão diante de uma rua que se confirmará como a mais bela de todo Sergipe.

A imprensa sergipana e diversas autoridades estarão presentes durante o evento de entrega do embelezamento aos moradores da Rua Manoel França. Contudo, o que se pretende mesmo é que todo o povo de Poço Redondo esteja presente para sentir o quanto pode ser feito em suas comunidades, a partir do engajamento e da colaboração.

Portanto, o que vamos colocar agora em prática é um projeto bonito, responsável e a serviço de uma comunidade que tanto merece. Por isso que quando pedimos colaboração de amigos é porque temos ciência da grandiosidade de tal projeto. E cada um que colaborou - ou ainda vai colaborar - certamente vai se sentir também maravilhado pela beleza que ajudou a realizar.

E mais adiante, quem sabe, que outras ruas coloridas possam ser avistadas por todo o Poço Redondo. Numa rua viva, bela e colorida, sente-se muito mais prazer em viver!

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com