Férias

Férias, um momento de descanso: viagens, colocar o sono em dia, comer igual um porquinho em fase de engorda (ou passar mai tempo na academia para os 'fitness'), entre outras atividades. Bem, é assim que todo mundo acredita ser esse breve período sabático de nossas vidas, mas pelo menos na minha visão as férias são um momento de loucura.

Veja só, você passa meses seguindo uma rotina torturante, tudo o que você queria era descansar, ir pra uma praia ou uma serra bem calma, dormir até as 14 horas da tarde ou se afogar nos prazeres do álcool, e um dia você consegue a oportunidade de fazer alguma dessas atividades (ou todas) durante uns 30 ou 15 dias, e aí no terceiro dia você pira.

'Como será que tá a empresa?'

'Eu devia tá estudando os conteúdos do próximo semestre.'

'Todo mundo tá estudando ou trabalhando e eu aqui, parado.'

Essas e outras frases circulam o nosso interior e tentam sufocar a pouca sanidade que a modernidade nos deixa cultivar, aí você enlouquece. Andam pela casa atrás de algo pra fazer, começa a ter dor de cabeça e se estressar mais em casa do que no trabalho e por aí vai.

Isso é loucura?

Sem dúvidas, muita loucura, esse vício maluco de adotar uma rotina e viver no automático nos deixa seguros de que estamos tendo algum progresso na vida, sendo que na maioria das vezes você não está. Esse abuso desenfreado do seu corpo só te faz ir pra trás, principalmente se você trabalho em conjunto com pessoas ociosas e egoístas (maioria em todos os lugares). A questão é como perceber isso e tentar se livrar desse peso que nos leva rapidamente para a vala.

Acreditando que ter um tempo pra você seja importante, siga como os filósofos do Estoicismo, tenha calma, se adapte melhor as coisas e não tente fazer algo que está além das suas condições, e se cuide, passe a cuidar do seu corpo e da sua consciência, coma um chocolate de vez em quando, arrume um tempo pra correr e descanse. Acreditando que essa deva ser a melhor terapia.

Talvez assim, se você sofre do mesmo problema que eu, você consiga aproveitar melhor esse momento tão marcante.