Trabalho infantil

Você é contra ou a favor do trabalho infantil? Nem contra, nem a favor. A pergunta que se tem de fazer é: Quais são as condições de trabalho? Se prejudiciais à saúde de quem trabalha, alguma providência tem de ser tomada para eliminá-las. A idade de quem trabalha é irrelevante, se se considera as condições de trabalho. Crianças, jovens, adultos e velhos podem empreender inúmeras tarefas a contento, desde que, no exercício delas, não sejam prejudicados em sua constituição física e mental. Uma criança de seis anos pode, durante alguns minutos, sem se desgastar fisicamentre, varrer o chão de sua casa, um garoto de onze anos pode, nos finais-de-semana, na feira, vender frutas e legumes e carregar algumas caixas, um jovem de quinze anos pode trabalhar de office-boy, um velho de oitenta anos, se saudável, de boa condição física e mental, pode dirigir caminhões, supervisionar um canteiro de obras. Discutir se se é contra ou a favor do trabalho infantil é perda de tempo. Do mesmo modo que é perda de tempo se discutir a idade ideal de aposentadoria, isto é, de que até que idade uma pessoa pode trabalhar. Toda criança pode se responsabilizar por vários afazeres, do mesmo modo que cada pessoa, na velhice, é que sabe se tem condições de trabalhar e quais trabalhos exercer. Não são os burocratas empregados do Estado e legisladores que têm de decidir qual é a idade certa para se principar uma vida de trabalhos e qual a para se encerrá-la.

Nota de rodapé: Bastou Bolsonaro evocar sua infância, dela narrar capítulos cujo teor trata do trabalho que ele executava, que os anti-bolsonaristas concluíram: O BOLSONARO É A FAVOR DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. É de lascar. O que se pode dizer de gente que ouve o Bolsonaro dizer que no Brasil os índios são tratados como gado e conclui que ele chamou os índios de gado, e que ouve a ministra Damares dizer que menino veste azul, e menina, rosa, e conclui, descontextualizando-lhe a frase, que ela disse que menino não pode usar roupa rosa e menina não pode usar roupa azul!?

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 10/07/2019
Código do texto: T6692557
Classificação de conteúdo: seguro