QUEM É A ESPINOSENSE MINISTRA DO STF?

QUEM É A ESPINOSENSE MINISTRA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL?

Nascida em Montes Claros e criada em Espinosa, MG. Cármen Lúcia Antunes Rocha é filha de Florival Rocha e Anésia Antunes. Formou-se em direito em 1977 na PUC MG, da qual se tornaria professora. Mestre em direito constitucional pela UFMG. Foi procuradora do Estado de Minas Gerais de 1983 até 2006, tendo ocupado o cargo de procuradora Geral do estado entre março de 2001 e dezembro de 2002, no governo Itamar Franco.

Cármen Lúcia foi indicada ao STF pelo então presidente Lula para ocupar a vaga deixada pelo ministro Nelson Jobim que se aposentou em 26 de maio de 2006. Sendo empossada como ministra do supremo tribunal federal em 21 de junho de 2006, tornando-se a 2ª mulher nomeada para o cargo de ministra do STF, tendo exercido os cargos de presidente do supremo tribunal federal, presidente do conselho nacional de justiça e foi a 1ª mulher a presidir o tribunal superior eleitoral.

Ao assumir a presidência do STF Cármen Lúcia foi questionada se gostaria de ser chamada de presidente ou presidenta? Na oportunidade ela afirmou: eu fui estudante e sou amante da língua Portuguesa. Eu acho que o cargo é de presidente, não é não? Aqui, a constituição é minha bíblia, o Brasil minha religião. Juiz, no foro, cultua o direito. O estado é laico, a sociedade é plural, a ciência é neutra e o direito imparcial.

Serviu como presidente da republica em exercício por 5 (cinco) vezes, nos dias 13 e 14 de abril, 18 de junho, 17 e 18 de julho, 23 e 24 de julho e no dia 15 de agosto todos no ano de 2018, sendo que na primeira vez que exerceu interinamente a presidência da republica ela assinou um decreto instituindo o dia 2 de abril como dia nacional da consciência sobre o autismo.

Gostaria de destacar alguns gestos da ministra Cármen Lúcia que indica como ela lida com a “coisa publica” ela usa carro particular para ir trabalhar, Dispensando carro oficial. Sempre que viaja a trabalho recusa-se a receber diárias, mesmo nas viagens oficiais. Á pagina da transparência do supremo mostra alguns exemplos: no dia 26/03/15 ela devolveu: 10 439 68 (dez mil quatrocentos e trinta e nove reais e sessenta e oito centavos), referente a diárias que teria direito por uma viagem a Bruxelas na Bélgica.

Sempre que viaja a Espinosa a ministra utiliza voo de carreira até Montes Claros e segue até o destino, em carro particular. No inicio de junho de 2019 ela esteve visitando a cidade e implantando um projeto de arborização nas escolas distribuindo aos estudantes mudas de arvores nativas do cerrado e algumas espécies frutíferas, projeto esse de iniciativa pessoal. Certamente um dos momentos mais marcantes da implantação deste projeto foi á visita a escola Comendador Viana onde ela estudou na juventude.