Valores

Quando me mudei para o interior, muitas coisas se tornaram realidades na minha rotina. Realidades que acrescentaram muitos valores na forma de pensar. Levantar cedo e almoçar pontualmente às onze e meia, foi uma delas. A janta ficava pronta por volta das dezoito horas. Era tudo muito cedo. Almoçava cedo, jantava cedo, deitava cedo e levantava cedo! Era como se o “fazer tudo mais cedo” tivesse assumido o lugar da correria, existente na cidade grande.

Outra realidade, que também começou a fazer parte da minha rotina, era o fato de que toda casa tinha um chiqueiro. Era como se fosse uma lei; todos precisavam ter um chiqueiro para criar porcos.

— Não joga o resto de comida fora, deixa para os porcos — dizia vovó.

Guardar o resto de comida para os porcos era bom, evitava desperdícios. Ruim era levar o resto de comida para eles. O cheiro, nada agradável, me fazia ter vontade de jogar todo o almoço para fora! Com o tempo, acostumei e entendi que os porcos também precisavam se alimentar, e mesmo com o cheio ruim, eles ficavam alegres por ter algo para comer. Lições e valores de vida, que não precisa só morar no interior para aprendê-las.

Outro realidade era as galinhas. Elas eram vistas em todos os quintais, andando em bando, procurando alimentos pelo chão. Eu achava divertido ver elas ciscando e cacarejando. Triste mesmo era quando vovó dizia:

— Vamos matar uma galinha para o almoço hoje.

As galinhas pareciam saber que seriam perseguidas até virarem comida, pois sumiam, então, eu e o meu tio tínhamos que organizar uma expedição para conseguir pegar uma delas. O desespero de virar comida, era possível ver no olhar das outras que conseguiam escapar. Logo, o dia delas também chegaria.

Fazer tudo isso ao mesmo tempo, era triste e engraçado. Triste por ver a galinha virar comida. Engraçado por muitas vezes não conseguir pegar nenhuma galinha e ter que improvisar o almoço, enquanto vovó, com a expressão séria, dizia que nós éramos moles, e que não prestávamos para conseguir nem a mistura do dia.

Na cidade grande, tudo já vem pronto, basta limpar. Ainda assim, não está bom. Achamos que precisa melhorar ainda mais. São rotinas diferentes, não há como negar. Porém, os valores, também são diferentes.

Vander Christian
Enviado por Vander Christian em 19/05/2019
Código do texto: T6651260
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.