POLYANNA E A MÁGICA DAS RETINAS

São humanos os olhos de minha gata: um de cada cor, perplexos e doces tal o amor das perdas e perdições. Eu a olho e fico perscrutando os enigmas nas retinas afoitas. Nelas, nunca está o não visto, somente o pretensamente tido e havido. A música de seu ronronar respira os enigmas de não saber ser nada mais do que patas ariscas, pelos e silêncios, que exalam a perplexidade dos singelos gestos, fúteis de melhor tradução porque não possuem o mistério encantador da palavra, tal como a costumamos inferir. A humanidade é fúlgida – um esplendor reluzente – quando amamos no território das ânsias e esperas. Suas escuras retinas iluminam a flor de dentro, a translucidez do que só se sabe vivo porque nascido do belo de sua sobrepeliz de luz e alvuras. Sinto-me denso de mordaças em seus miados de lambe-lambes e afetos. A branca gatinha persa de airoso rabo mora em mim num hausto de luz e sombras. E me recolho, pulga no dorso de seus pelos trazendo o sangue de viver aos meus tristes olhos lascivos de Poesia. Enfim, a plácida lassidão dos seres frente à vida com a inocência de palavra, do idioma da Terra e seus diuturnos Males. E eis que a serelepe salta sobre o meu colo e se assenta com a patinha junto ao meu doido seio esquerdo. Há alguns minutos em que tudo parece interminável música aos olhos e ouvidos de estéticas, sons e sonhos. E eis que a felina se escafede ao som dos sustos. O coração é assim: funciona impassível aos desejos mudos de ser e estar, mesmo que se tente até a linguagem dos sinais. E o tigre ancestral me arranha braços e ventre, sempre fogoso de vida. Um vento morno me alisa o pescoço e me revoluta os cabelos sobre a têmpora mágica. A vassalagem dos carinhos é naturalmente curta, lapso de bafejo, qual a natureza felina. E se somem também ágeis volúpias, inaudíveis sentenças feitas de pouco zelo e algumas esperas. E mais uma vez perscruto enigmas nas baças retinas, impassíveis mordaças.

– Do livro inédito A VERTENTE INSENSATA, 2017/19.

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/6628300