QUAL É A MÁGICA?
QUAL É A MÁGICA?
A vida inteira tentei entender a mágica, que a política econômica do Brasil faz com os preços e os salários dos trabalhadores. Os salários sobem uma vez por ano, na data base de cada categoria, e nunca ultrapassa os índices de inflação, ou seja, nos últimos anos, não mais que míseros 3%. Aí é que vem a revolta, o salário sobe 3% uma vez ao ano, os bens de consumo, sobrevivência e serviços básicos do brasileiro, sobem sempre mais que 10% e, detalhe sórdido, todos os meses e às vezes mais que uma vez ao mês, sem contar os combustíveis, que chegam a subir de 2 a 4 vezes no mês.
Um salário de R$ 1.000,00 com um aumento de 3%, fica em R$ 1.030,00. A pessoa vai no mercado com R$ 100,00 e compra 10 coisas necessárias. No próximo mês, com os mesmos R$ 100,00, vai comprar apenas 9, e no outro mês, apenas 8. Em 10 meses, para comprar suas 10 coisas essenciais, vai precisar de R$ 200,00, e quando chegar seu dissídio de aumento de salário, com seus míseros 3%, vai receber R$ 1.069,00, só que a defasagem e o achatamento desse salário, diante dos aumentos mensais, quinzenais e semanais, vai fazer com que seus 1.069,00 tenham peso de R$ 600,00. E no próximo ano, menos ainda, até não ter mais condições de sobreviver com esse salário fictício, e ter que inventar formas para compensar o que a economia brasileira veio roubando, através dos altos impostos e aumentos de preços. Se não encontrar nenhuma outra forma de se fazer isso, só resta ir morar na rua, pois não tem mais condições de fazer parte desse mecanismo louco e estranho de capitalismo selvagem. Não tem mais moedas para jogar, está fora do jogo. Enquanto isso, os altos impostos que têm apenas um único propósito, que é o de servir ao cidadão, continuam tendo destinos muito aquém desse propósito constitucional, e a maioria sempre vai parar onde todos aqui no Brasil sabem para onde vão.
Fiz essas contas malucas sem nenhum valor matemático, pois não quis perder tempo fazendo cálculo, é apenas para ilustrar as perdas que temos aqui no Brasil, apenas para mostrar minha eterna pergunta: Que mágica é essa da política brasileira? Salário sobe 1 e tudo que se compra, sobre 10. Não dá pra entender, de verdade. Isso sempre me deixou transtornado e revoltado. E até hoje, ninguém respondeu essa minha eterna pergunta. Até hoje, só recebo evasivas, modelos de economia, política externa, respostas acadêmicas e etc. tudo para explicar a economia. Mas o que eu quero saber, é como fica o ser humano, principalmente, os mais pobres nesse malabarismo econômico? Como tornar seu salário com verdadeiro peso real, sem o vírus que o consome e o emagrece? Não quero saber da economia, gostaria de uma solução real para o pobre. Depois ficam alarmados com os índices de aumento da pobreza, onde a cada ano, aumenta-se o número de pessoas na extrema miséria, fazendo cada vez mais, das ruas, suas moradas e seu triste fim, de uma estrada tão extenuante caminhada uma vida inteira aqui nesse Brasil dos ricos.
Mais uma vez eu pergunto: Que mágica maldita é essa?