AINDA QUERO FICAR

Vejam bem, não desejo partir para “uma melhor”. Está ainda bom por estas bandas e creio que poderá haver bom proveito. É cedo, portanto. Mas o mundo já não é o mesmo e, às vezes, fica complicado inserir-se na dinâmica da evolução. As mudanças radicais nos costumes, nas relações, no sexo, na vida familiar e social são muito grandes nos últimos tempos. Na política e na economia nem se fala. Só não vi “vaca voar”. E quando você pensa que viu tudo, coisas incríveis acontecem. Sou do tempo em que a Capital do país era o Rio de Janeiro, Brasília era um sonho e uma aventura. Fumava-se, por exemplo, no ônibus, aviões e mesmo em hospitais e ninguém achava o fim do mundo. Já bem mais crescido, conheci as TORRES GÊMEAS em New York, destruídas por uma inimaginável sandice religiosa. Conheci a cidade do México, mas, um ano após meu retorno, seu centro foi destruído por um terremoto. Funchal, a Capital da Ilha da Madeira, era uma cidade com ares medievais, em 1967, hoje é moda, tendo se tornado uma grande urbe. Havia bondes em Porto Alegre, a cidade era relativamente pacata, segura e bem arborizada. Não havia mendigos, viciados e sem teto espalhados a cada canto que se freqüente. As danças eram cheek to cheek e os beijos tinham sabor genuíno de beijo. Depois, já casado, meus filhos brincavam ainda na rua, freqüentavam as pracinhas da Vila Assunção, andavam de bicicleta e jogavam futebol. Os GRENAIS eram guerreados, com “sangue, suor e lágrimas”. Quando viajava, minha mãe narrava os capítulos das novelas para a esposa, por carta endereçada a uma agência da VARIG, e meu irmão escrevia para descrever lances e resultados dos clássicos do futebol. Finalmente, hoje, o pavoroso e inconcebível incêndio da colossal NOTRE DAME DE PARIS, o monumento francês mais visitado e que simboliza a França e o meu apego àquela cidade em que também vivi. Aos poucos, o panorama muda, a vida se transforma e nossas identificações vão minguando. Estou triste, confesso, mas não se pode perder a esperança e haverá muita coisa boa pela frente. Então, quero ficar bem mais tempo.