A importância das abelhas

Além de medo de cachorro, também tenho medo de abelhas (tô achando que preciso de tratamento), mas assim como não mato cachorros, por teme-los, também não tenho coragem de matar abelhas, quer dizer mata-las diretamente, pois acabo usando venenos para moscas que matam as pobres abelhas. Estou revendo minha relação com as abelhas, principalmente agora que faço parte do Projeto Abelink, pelo Grupo Cataventus.

Na primeira reunião do grupo, tivemos uma aula de biologia sobre a importância das abelhas, para a sobrevivência de nós, humanos, já que esse serzinho é responsável pela polinização de muitos alimentos. O sumiço das abelhas vem preocupando o mundo inteiro e, claro que os responsáveis por mais essa destruição somos nós, seres pensantes, racionais, providos de uma inteligência que constrói um pouquinho de coisas boas e destrói mil vezes mais o que de bom a natureza nos proporciona, e de graça.

Para se ter uma ideia, quando chegamos aqui em Viamão muitas vezes tínhamos que fechar a casa por causa de colmeias de abelhas que estavam em deslocamento, hoje não se vê mais esse movimento. Passaram quatorze anos e só fui me aperceber disso quando fui convidada a participar do Projeto Abelink. E olha que aqui temos uma área arborizada e com muitos jardins.

Mas então o que está acontecendo com as abelhas?! O que posso fazer para preserva-las e manter o meu mel no café da manhã ou no chazinho com limão, ter meu própolis para acabar com a dor de garganta e outras infecções, além de todos os alimentos que elas ajudam a polinizar?!

Visite a página no Facebook do Projeto Abelink e conheça as ações, que podem parecer pequenas mas que são de grande importância.

Quanto a mim, tenho cuidado no uso de venenos para moscas e vou continuar lutando para conviver melhor quando as abelhas aparecerem por aqui. Já sei que não devo abanar, me mexer rápido ....

Tânia França
Enviado por Tânia França em 03/04/2019
Código do texto: T6614841
Classificação de conteúdo: seguro