RESGATE PSDB

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) surgiu durante a Assembleia Nacional Constituinte (era década de 1980) em que militantes do Partido da Mobilização democrática Brasileira (PMDB). Decidiram criar uma nova legenda partidária. A ruptura ocorreu, pois, segundo militantes, o PMDB deixou de colocar em prático os seus objetivos. Ou seja, a sua finalidade fora descumprida.

De se ressaltar que, com o símbolo tucano, em Junho de 1988 nasceu a Social Democracia Brasileira. O Partido deu início como já sendo uma das maiores bancadas no Congresso Nacional. E, criar a reforma econômica, era um dos sonhos do PSDB.

Por sua vez, o então Senador Mário Covas, foi o primeiro a candidatar-se , pelo PSDB, ao cargo de Presidente da República, em 1989. Contudo, ele não logrou êxito.

O PSDB lutava pela esperança de um país melhor e se comprometia à cumprir e propiciar ao povo brasileiro os fundamentos da nova Carta Magna que estava por surgir. E o voo do tucano pretendia batalhar pelo direito à liberdade.

Eis Que o Social Democrata, Fernando Henrique Cardoso (FHC), integrou o Ministério do Presidente Itamar Franco. Mais do que isso, ele contribuiu para a criação e implantação do Plano Real.

A grade vitória do PSDB veio com as conquistas de FHC eleito em 1994 e reeleito Presidente da República em 1988. Nesses oito anos o partido cumpriu com a promessa de equilibrar a economia e controlar a inflação.

A nossa moeda passou a ser valorizada. E o país foi transformado. Certamente que se o PSDB tivesse dado continuidade, ele iria investir mais em assistência social, pois havia dinheiro em caixa para isso.

Mas, lamentavelmente, o PSDB fora derrotado para o Partido dos Trabalhadores (PT) nas urnas. Muito embora o PT yenha investido em diversos programas sociais, ele também se envolveu em grandes esquemas de corrupção.

A realidade é que na última década o PSDB perdeu representantes na Câmara e no Senado. Os seus militantes, em maioria, estão desgastados no senário nacional, como, por exemplo, José Serra e Geraldo Alckmin.

Em 2018, o Deputado Federal Jair Bolsonaro do Partido Social Liberal (PSL) venceu as eleições para a Presidência da República. E diferentemente das eleições passadas o PSDB não conseguiu sequer ir ao pleito no 2º turno. Sendo assim, fala-se que FHC não conseguiu formar sucessores.

Nessa troada, o PSDB precisa resgatar, urgentemente, a sua história. Para 2020 necessário se faz haver mais participação de novos integrantes partidários. O perfil é de pessoa jovem, honesta e com a ficha limpa, que carregue consigo os objetivos da criação do PSDB.

Precisamos mostrar a importância dos tucanos para o País e , assim, almejar o maior número de candidatos à Prefeitos e Vereadores. Temos, então, que reintegrar as maiores bancadas das casas legislativas e retomar o poder executivo na maioria das cidades. O PSDB nunca foi nanico, como vários partidos que existem por aí. O que há se ser feito é o ingresso de novos filiados. E eles serão devidamente treinados para enfrentar o processo eleitoral no próximo ano. E, assim, recuperarão o espaço perdido.

Paula Fávaro Abreu
Enviado por Paula Fávaro Abreu em 17/02/2019
Reeditado em 17/02/2019
Código do texto: T6577412
Classificação de conteúdo: seguro