Natais dos Anos Dourados

Para mim - e creio que para todo mundo - o Natal é (hoje deveria ser) sem duvida , sem dúvida a festa mais emocionante do ano. Não poderia ser de outra forma porque ela festeja o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. É, como dizem os coroas que nem eu, a festa máxima da Cristandade porque nenhuma história é ais emocionante que a de Cristo, que veio ao mundo para salvar a humanidade.

Infelizmente. apesar de ainda se preservar algumas caracteristicas do passado, os Natais de hoje perderam muito daforça dos do passado. É claro que admito que o coportamento das pessoas mudou e que isso, de certa forma, é até natural. Mas em se tratando do Natal, essa mundança não podia e nem deveria yer sido tão radical.

Não vou desenhar as mudanças e nem lamentar o que nao podemos dar jeito. Recordo, Prefiro recordar, apenas, os natais de antigamente.

Na verdade, a fsta começava logo nos primeiros dias de dezembro, com o envio de cartões de Boas Festas para parentese amigos. Era impressionante coo em dezembro as pessoas iam ficando mais levese mais ternas e muito ais cristãs. O ar parecia diferente, havia um clima de fraternidade. Os ódios desapareciam, as injustiças rareavam, s intrigas saia de férias, a retaliações pessoais davam um tempo, os fuxico se calúnias tomavam um cha de sumiço, o perdão dava as cartas e jogava de mão. E o amor que estava escondido na clandestinidade dos corações e por detrás dos biombos dos interessess infonfessos, rebentava vitorioso, despertava impetuoso, adentrava senhor de si nas vodas das pessoas.

Roupas eram encomendadas, sapatos novos comprados, casas eram pintadase recaiadas para esperar os parentes que vnham de outras cidades, sem esquecer de cevar o peru da ceia.

E as crianças? Estas ficavam num pé e noutro pensando e fantasiando sobre os presentes que iriam receber de Papai Noel. As rádios e Serviços de Alto-Falantes colocavam no ar músicas natainas para servir de fndo musical à pubicidadedas cass comerciais.

Pelo menos por alguns dias as comadres faziam uma pausa nos fuxicos e no falatório sobre a vida dos outros e ajudavam (pouco) na organização das festas. A LAPINHA quando ficava pronta era visitada constantemente, recebendo oraçõs e, em alguns casos, doações donativos.

Às vezes, em temos mais remotos, havia até as jornadas de pastorial. E sempre armavam carrocéis, narquinhos, sombrinhas, onda e até Roda Gigante.

E enfim, quando chegava a véspera do Natal aí (olha o aí) sim, as pessoas se esmerava e se agigantavam em fraternidade e satisfação. Até que chegava a hora mágica etão significativa da Missa do Galo. Ningupem descreveu co tanta abeleza e exatdidão esta horaquanto um amigo meu, o Professor Potiguar Matos, de Pesqueira:

"O sino da Catedral vibrava sua mensagem sobre a multidão colorida. Aquietavam-se as vozes, um silêncio limpo, respeitoso possuía a praça, xales trançados, véus, velos missais, mnino se cala, um vento frio descia do Praso, punha arrepio nas peles.

"Alguma coisa grande ia acontecer. Não sabiamos direito, mas era a história de u Menino que nasca, de uma estrela caminhando no infinito, de homens maus e homens bons, de carneiro, lã, camponeses, Maria. O padre alçava os braços. Todo o céu constelado se esmagava no topodas serras, cintilava em ouro e prata, forescia nos longes da madrugada. Crianças dormiam. A paz dos anjos havia tocado a terra. Era simples e belo".

É isso, hermanas e hermanos, desejo a todos Feliz Natal e Feliz Ano Novo, apesar dos pesares.Acredito em Jesus, no Jesus de verdade. Acredito que ele vai ilninar nosso caminho. Enquanto isso jpa programei co a esposa a ceia de Natal, vai ser, como sempre, colchão de proco, batata, farofa, arroz, purê, vinho Boticellido Sao Francisco, cachaça Pitu Gold e, claro um pudim para sobremesa. Asfilas e netos vão pedir um jantar de encomenda, sao avessas ao nosso gosto. Mas o fundo musical é o cavaquiho com musicas natalinas e uito samba com Paulinho da Viola, Martinho, Alcione, Clara Nunes e Chico Buarque de Holanda. Sem esquecer de Roberto e Emoções, Detalhes, Proposta....

Viva o Natal. Inté.

P.S. Dos especiais do Rei, vou ser franco, o de ontem foi o pior. Se nao fosse a banda do filho dele teria sido um vexame. Mas o Rei faz parte da celebração do Natal. Mas precisa dar uma melhirada, votar ao padrão antigo. Foi um espcial chato paca. Savou-se a banda de rock. Até Zizi Possi conseguiu ser chata.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/12/2018
Código do texto: T6533206
Classificação de conteúdo: seguro