Saudosista Inveterado

Estava atendendo ao pedido do meu entorno familiar para dar um tempo nas minhas divagações sobre o passado, no tema saudade. Mas, mesmo me eforçando paca, não consigo. Também pudera!, vivo cercado por recordações: livros, cadernos, pastas, quadros, discos antigos, rádios..., além daquela dorzinha gostosa que é gerada por cheiros, sons, palavras, enfim toda espécie de coisas que, na hora que nem caldo de cana, associo ao passado Algumas pessoas da família, especialmente meus netos, acham que estou mesmo caducando. Quem é novo pode achar isso, mas a saudade é um sentimento natural nos mais idosos. Nao dá simplesmente para deletar, esquecer, descartar. É missão impossível.

Como esquecer a patriazinha? Sim, sei que, às vezes, dmos uma farrrpada, mas sempre nos lembramsos dela e marejamos os olhos, é como escreveu um escitor esqueirense Luiz Cristovão dos Santos:"Na verdade ningum esuece os cainhos da infância. O pequeno país que ficou sepultado na bruma. Todo homem guarda no coração a mensagem que lhe entrou pelos olhos mal-abertos para sos mistérios da vida. O imortante, porém, é reconquistar a paisage perdida. Encontrar, novamente, os velhos caminhos. E por eles andar, de alma alegre, vendo desfilar o rosário das emoções ressuscitadas".

Respeito, claro, os novos tempos, mas, às vezes, quando ridicularizam minhas lembranças, lembro e mostro o que escvreveu, respondendo a essas chacotas, o grande e saudoso cronista e copositor pernambucano Antonio Maria: "Não desprezeis minhas humildes saudades, mas buscai na vossa meninice, lembranças parecdas com estas e elas vos restituirão um certo apego, um pouco de bem querer aos dias de hoje, tão sem graça na sua maioria".

Sei não, mas sou mesmo um saudosista inveterado. Tenho prazer em recordar o passado. A saudade faz parte do meu viver. Concordo com o cantador Antonio Pereira: "Saudade é um parafuso/ que quando na rosca cai/ só entra se for torcendo,/ porque batendo não vai,/ E enferrujado dentro/ nem dstorcendo não sai".

Ah, saudade, saudade tão grande. Enorme. Inté.

P.S. Conheci um juiz, para mim o melhor juiz do mundo em todos os tempos, Doutor Leoníso Lopes, acho que era filho de Afogados da Ingazeira, qe sempre dizia: - Decisão judicial não se discute, cumpre-se". Saudade dos juizes como doutor Leonísio.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/12/2018
Código do texto: T6531029
Classificação de conteúdo: seguro