Gostas de livros usados? Me too

Li uma crônica arretada da nosaa hermana Veroca Morena, que escreve sob o pseudônimo Srta. Vera, em que ela falou e livros, do prazer de folhear livros usados. Ela adora livros usados. Me too, como sempre diz meu neto que é maluco pela línga dos americanos e ingleses. Só que eu não posso folhear nem ler os bastante usados, é letal para asmático crônico.

Mas a verdade é que todo livrousado tem uma história, passou pelas mãos de vários leitores, há marcas deles, grifos anotações, de dicatórias e o ecambau de, digamos , marcas, digitais, um pouco dos leitores foi incorporado aos livros. Já encontrei dentro deles até cartas, rceitas médicas, orações, até fotos. Juro.

Sou habituê do "Troca-Troca de livros que há todo primeiro sábado do mês num shopping aqui perto do prédio que moro. A pessoa leva u livro e troca por outro,se levar, dois três..., troc pelo mesmo número de outros livros. Nao há dinheiro na brincadeira. É algo cultural. Arretado. Só fico triste quando pego livros com dedicatória da mãe, pai, filho... Não se devia trocar, doar... Quese tirasse a dedicatória. Acho algo indelicado, qualuer coisa de deselegnte. Mas goto das anotações arretadas e, até, pasmem, correções.

Adoro mesmo livros usados. Raiitico eles têm, por assim dizer, uma certa energia. Mas apenas para fechar esta maltraçada desta terça-feira, há uns 20 anos ia passando na calçada do antigo Cine Trianon no Recife e vi um cara vendendo livros n calçada, dei uma olhadae vi um livro de contos de Mário Lago, comprei na hora, qualquer livro era cinco reais. Eu daria vinte ou mais. Qyuando cheguei em casa tive uma surpresa, o livro era autografado por Mario Lago para um grande poeta pernambucano. Este ou emprestou a quem não devia ou não quis preservar o livro. Um absurdo. Só lamento o autógrafo nao ter sido para mim. Ainda possuo o livro. Inté.

P.S. Com a desistência do Náutico de usar a Arena da Copa em Pernabuco, ela virou um elefante branco,jogaram no lixo milhões de reais. Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/12/2018
Código do texto: T6530441
Classificação de conteúdo: seguro