Liberdade em risco

Mudança de clima, ar abafado, calor insuportável, chove-não-chove...Isso é muito ruim para quem é asmático crõnico. Com um agravante: gripe forte, tosse, um inferno. Além disso, essa onda de ameaças que paira no ar do país, essa onda de nonsense, essa marchaa batida de intolerância que gera o temor de que possa haver uma supressão das liberdades democráticas. Temor que se instale um regime de exceção camuflado de democracia.

Fui testemunha do golpe de 64 (que um ministro do STF disse não ser golpe mas movimento, algo que clama aos céus) que deu no que deu, mais de vinte anos de censra, fanta de liberdade, autoritarismo. Só quem viveu e sofreu perseguições e falta de liberdade pode avaliar o que isso significou de negativo e repulsivo. Pois bem, podemos reviver todo esse passado repugnante e, pior, agora respaldado pelo voto. E apoiado pela mídia que está tremendo de medo.

Fco triste, principalmente com as forças democráticas que deveriam estar fzendo u prévio enfrentamento para evitar que a democracia e a liberdade seam arranhados. Da esquerda nunca esperei grande coisa, é covarde. É covarde hoje como foi covarde ontem. De coragem só tinha Brizola.

Não entendo como se pode viver sem liberdade. A liberdade para mim (que sou asmátio) é mais importante que o ar que respio. Para atenuar a tristeza, decepção e temor com a escalada da intolerânia fico lendo no meu caderno escolar de anotações frases e versos sobre a liberdade. Vou transcrever alguns que agoa à tarde:

Cecília Meireles: "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda". Cláudio Manoel da Costa: "Liberdade ou nada". Manon Roland: "Oh, liberdade, quantos crimes são praticados em teu nome". Bernard Shaw: "Liberdade significa responsabilidade. É por isso que muita gente tem medo dela". O lema da reacionária UDN: "O preço da liberdade é a eterna vigilância". Daniel Webster: "Deus outorga a liberdade aos que a amam e estão sempre prontos a guardá-la e defendê-la". "Eluard: "Graças a uma só palavra/ Reconheço a minha vida/ Nasci para conhecer-te/ E chamar-te/ Liberdade". Uma de um cara que foi golista e depois de cassado se arrependeu, Lacerda: "A liberdade é um bem que não se adquire ou se aluga e portanto nao se pode alienar ou desprezar. É um atributo do homem,ua qualidade inseparável de sua natureza". Rui Barbosa: "Mas acima da pátria haainda alguma coisa: a liberdade, porque a liberdade é a condição da pátria, é a consciência, é o homem, é o princípio do nosso existir, é o único bem, cujo sacrifício a pátria não nos pode reclamar, senão deliberada ao suicídio, com o que o amor da pátria nao ns poderia condescender". E por fima que mais gosto, de Machado de Assis: "A liberdadenao é surda-muda nem paralítica. Ea vive, ela fala, ela bate com as mãos, ela ri, ela assobia, ela vive da vida".

Sem esquecer do verso do Hino da Independência: Liberdade, Liberdade/ Abre tuas asas sobre nós,/ Das lutas, na tempesdade/ á que ouçamos tua voz".

ALiberdade está em risco no Brasil. Juro. Inté.

P.S. Ninguém me convence queas pessoas conscientes, mesmo aquelas conservadoras, avessas ao esquerdismo e ao petismo, mesmo de direita, mas democratas, não estejam temerosas com esa onda de nonsense e de intolerância que está havendo no país.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/12/2018
Código do texto: T6529581
Classificação de conteúdo: seguro