Discurso e Vida

Sem dúvida a teoria é importantíssima. Ela leva ao conhecimento e ao progresso. No entanto, a teoria só funciona quando vira prática. É como o discurso, ele pode ser bonito, empolgar, fascinar, convencer, mas se não se transformar em ação é logo esquecido.

Sei que há - antes havia muitos mais e mais brilhantes - grandes debatedores, gigantes na tribuna. Mas, às vezes, no auge do discurso, naquela excitação, frenesi, frisson, são vencidos pela prática de vida, pela vivência, pela escola da vida. Não sei se já comentei algo que li há long, long time, talvez uns 20 ou 30 anose nunca me esqueci:

"Era o tempo do velho senado. Pinheiro Machado está na tribuna. Fala, fala com a nobre insolência gaúcha. Mais adiante está Rui Barbosa, o maior dos brasileiros vivo. De repente Pinheiro Machado diz: - "Se eu me manter...". Rui corta com triunfante crueldade: - "Decerto, Vossa Excelência quer dizer 'mantiver'". A lambada doeu na crne e no brio do caudilho. Sem vacilar ele deu a resposta fulminante: - "Vossa Excelência pode me corrigir e é bom que o faça. Porque quando Vossa Excelência aprendia a falar certo e bonito, eu matava e morria ana Guerra do Paraguai".

Nunca mais Rui corigiu o caudilho. Não bastava a sintaxe, aarte da oratória, o brilho de literato, faltava a história de Pinheiro Machado, a escola da vida. Não sei onde li, mas parece que foi numa crônica de Nelson Rodrigues, um dos meus cronistas favoritos, embora direitosta convicto. Não discrimino. Talento é talento. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/12/2018
Código do texto: T6528668
Classificação de conteúdo: seguro