Filosofia de vida

Acho que para ser feliz não é preciso viver como rico, possuir mansão ou apartamento de luxo, carro do ano, mandato, poder, títulos, fortuna ou ser celebridade. Basta conseguir viver com dignidade. E nunca se arrastar, se apequenar ou bater continência a tiranetes de plantão. Nem deixar de emitir suas opiniões, ter suas idéias, não pisar em ovos. Nem precisa de homenagens e nem reconhecimentos oficais e oficiosos. É preciso, sim, possuir a emoção da solidariedade em relação aos mais pobres.

Mas é preciso também er fé. Uma fé na Força Superior, Deus. Não, não é preciso ser religioso. Muito menos fundamentalista. Basta ter fé e rezar como Jesus ensinou, soxinho com a porta do querto fechada.

Há que se prezar a honra, a poesia do dever. Pouco se perde quando nao se perde a honra. É bom poder falar rosado, como se diz no interior, falar sem medo, sem ter rabo preso,sem ser subserviente e aninguém.

Volto à Força Superior. É muito bom se olhar o céu à boite. Olhar as estrelas, a lua, a vastidão... Nesses momentos podemos aquilatar como são fúteis, inúteis, frágies as pretensões, vaidades, ganâncias do ser humano. Que somos em relação ao Universo? Apenas um pequenino grão de areia (gosto dessaa imagem), mas parte da Criação. Não, hermanas e hermanos, para a creditar em Deus ninguem precisa usar fantasia e ne fazer saracoteios verbais, basta olhar o céu à noite.

Voncordo que estou divagando. Mas é parte da minha pobre filosofia de vida. Apesar dos pesares, finanas magérrima, dos achaques da idade, da asma, de constatar tanta injustiça e tanta covardia moral, além de muita omissão, eu ainda me sinto feliz. Não, não tenho medo se me sentir feliz. Achor maravilhoso viver, e quando ouço a música de Gonzaguinha aí, sai de baixo, parece até que ganheir a megasena:

"Viver e não ter vergonha de ser feliz/Cantar e cantar/ a beleza de ser um eterno aprendiz/ Ah, meu Deus!/ Eu sei, eu sei/ Que a vida devia ser/ Bem melhor e será/ Mas isso não impede/ Que eu repita/ É bonita, é bonita, é bonita...".

Acho que essa minha filosofia de vida é coisa de véio meio caduco. Ou não?´Palavra de honra: me sinto feliz. Inté.

P.S. Não acredito que o horário de verão traga vantagens. Digo isso porque hoje quase tudo se resolve pela internet. Pode até ser que o horário de verão prejudique. Mas estou apenas chutando.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/12/2018
Código do texto: T6528031
Classificação de conteúdo: seguro