- "Sei lá, não sei, Mangueira!"

Acho que é próprio do ser humano nunca estar satisfeito. Mesmo que consiga viver bem, em paz, partilhando dos benefícios da civilização. Haverá sempre o desejo de avançar, conquistar mais, possuir mais. Há os conformados, mas são minoria e, se são maioria, é porque não tiveram acessoàs tentações inerentes aos que possuem mais conhecimento. O desejo de ascender sempre faz parte a natureza humana. É uma lei da vida. O homem (e a mulher, of course) é ambcioso. E priu.

Que fique claro que esse desejo por mais e mais, não raro, são ilusões. A vida é permeada de ilusões. Sem elas a vida seria chata paca. Ha que haver ilusões. Elas doiram a pílula. Adoro o que disse Florbela Espanca: "A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusõese desenganos. O quadro é único, a moldura e que é diferente". Ela saba das coisas. Como um poeta ode viver sem ilusões, mesmo sabendo que apenas a moldura é diferente? O que vale é o sonho.

Estamos vivendo numa época que as ilusões e ambições estão retroagindo, é só regresso, retrocesso, obscurantismo, fundamentalismo, estamos de volta ao passado mais atrasado. Um temo antirevolucionário, algo que tem muito a ver com a inquisição, uma inquisição fantasiada de moderna. Mas a vida é feita de ciclos. Será? É apenas um ensamento de véio caduco. Confundo muito o que é novo e o que e velho, o que é atrasado e o que ee revolucionário, o que é progresso e o que é regresso. Nao tenho mais as rferências de antes, elas partiram, e o que sobrou não sei se é o novo e nem se e revolucionário. Não sei de nada. Juro. Semre recordo uma frase de Vianinha quando no leito de morte ditava a peça "Rasga Coração":

"Eu quis fazer uma peça que refletisse a diferença entre o novo e o revolucionário. O revolucionário nem sempre e o novo e o novo nem semprr é revolucionário" Bingo.

Compliquei tudo, né mesmo? Ou não? Sei lá, não sei, Mangueira. Sou mesmo um bestalhão, Inté.

P.S. Um colega do meu neto, um dos raros jovens que assste novela, me disse, brincando, que o tal Fabrício, assessor do filho do presidente eleito, que movimentou 1,3 milhão e tomou 40 mil emprestado ao presidente e este por desconhecer que se pode movimentar pagamentos pelo celular, preferiu que ele depositasse 24 mil na conta da própria esposa, o razpa disse que o sujeito na vai ser achado tão sedoporque virou gato e é o dublê de León, o gato da novela. Virou piada.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/12/2018
Código do texto: T6527856
Classificação de conteúdo: seguro