Taiguara: Esquecdo

Acho justo o reconhecimento que houve a ainda está havendo em relação ao talento e as músicas do saudoso cantor e compositor cearense, Belchior. Foi - e continua sendo - um grande valor da nossa MPB.

Mas acho que outro saudoso cantor e compositor etá também merecendo homenagem reconhecimnto e divulgação. Refiro-me a Taiguara. Dificilmente se ouve no rádio ou na tevê uma música dele. Desapareceu.

Tenho certeza que a última vez que se divulgou Taiguara foi no filme "Aquarius" do pernambucano Kleber Mendonça, numa cena tocou a a música "Hoje", para mim ua jóia musical.

Por que esqueceram Taiguara? Concordo que ele era meio confuso, agitado, rebelde, que perdeu muito tempo na militância política intensa, esquecendo da carreira e da música, o artista pode militar, mas esquecer ou relevar sua arte a segundo plano, jamais. Aquela fase "Hora do Povo" (o jornal) e o prestismo intenso prejudicou sua carreira, poderia ter sido mais comedido. Mas, mesmo assim, Taiguara compôs músicas lindas e era um excelente cantor. Foiuma grande figura da MPB e tinha um estilo próprio, além de ua voz maravilhosa.

Taiguara precisa ser reconhecido, musicas como "Hoje", "Prelúdio número 2", "Helena, Helena, Helena", "Universo do teu corpo"... precsam voltar a ser tocadas e divulgadas unto às novas gerações. Tem mais: ningupem interpretou tão bem a música "Modinha", de Sérgio Bitttencourt, como ele. Ua musica que tamabpe está esquecida.

Sei não, posso ser apenas um curioso, mas acho uma injustiça o esquecimento a que está relegado Taiguara e suas músicas. Sempre ouço, creiam, alguém dizer que não conhece as músicas de Taiguara, nem sequer "Hoje". Fico triste. Não admito que alguem de minha geração não lembre dessa múisica, que sempre ouço e as vezes cantarrolo desafinado:

"Hoje trago em meu corpo as marcas de um tempo, me desespero, a vida num momento, a fossa, a fome,a flor, o fim do mundo...".

Só mais uma bronca, acho que os artistas deveriam lembrar Taiguara. Mas anão vejo nenhum deles recordar o grande cantor e compositor.

Era uma vez um cantor e compistor chamado Taiguara. Inté.

P.S. Um sujeito do sertão que monta o Espetáculo da Paixão, um cara muito gozador, me telefonou dizendo que, em respeito à pastora Damares, vai chamar o Monte das Oliveiras, onde há uma cena, a do Sermão da Montanha, de Monte das Goiabeiras.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/12/2018
Código do texto: T6527840
Classificação de conteúdo: seguro