Clarice 98

Hoje o Google fez uma homenagem aos 98 anos do nascimento da saudosa escritora Clarice Lispector, uma das glórias da nossa literatura. Uma literatura de grandes nomes femininos, como Nelida Pinon, Lígia Fagundes Teles, Raquel de Queiroz, Cecília Meireles, Cra Coralaina, Eneida, Ana Miranda... E outras revelações do momento, caso de Fernanda Torres,

Para mim Clarice foi -e continua sendo - um dos maiores nomes da literatura, incluindo tambem os escritores, todos eles. Não é uma escritora fácil, é complexa, mas verdadeira. Algupem que tinha consciência e amava até os seus próprios defeitos. Dizia: "Até cortar os defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe quel é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro".

Difícil algupem almejar tanto a liberdade total. Até ficava encandiada com o assunto: "Liberdade para mim é pouco. O quedesejo ainda não tem nome". Mas não negava que fazer liyeratura e fazer isso com simplicidade era algo trabalhoso, afirmou: "Que ninguém se engane, só

se consegue siplicidade através de muito trabalho". Dá mesmo, creio, muitotrabalho sem simples na literatura.

Era uma mulher do tudo ou nada. De muito sentimento, não suportava metades e nem migalhas.E reverenciava a saudade de uma naneira diferente: "Saudade é um pouco como fome. S[ó passa quando se comea presença. Mas às vezesa saudade é tão grande que a presença é pouco: quer-se a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida".

Acho que ela sabia que sua literatrura era difícil para a maioria dos leitores, tinha consciência disso, mas achava que isso não tinha nada a ver com Q.I. , tanto que disse: "Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca ou não toca".

Não acho que foi uma mulher feliz, foi vitoriosa, aclamada, discutida e até celebrdade, mas não parecia alguém feliz, repito, ela mesmo deu a entender isso: "Felicidade para mim são pedacinhos de ternura que vou colhendo aquie acolá".

Escreveu livros extraordinários como "A Hora da Estrela", "Água Viva", "A maçã no escuro", "A Paixão Segundo G.H"... E foi grande cronista, adoro suas crônicas. E ador opersonagem Macabéia.

Quem gosta de Clariece sem relê seus livros e sempre com o mesmo prazer. Viva Clarice Lispector. Inté.

P.S. Mas há quem prefira ler um resumo do fórum da direita capitaneado pelo filho de Bolsonaro, baseado nos escritos do filósofo em compotas Olavode Carvalho.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/12/2018
Código do texto: T6523597
Classificação de conteúdo: seguro