Comandante Coração

Num samba antológico, Noel Rosa cantou: "Coração/ grande órgão propulsor/ transformador de sangue venoso em arterial". Ele ra estudante de medicina, evia entender do riscado, mas era também poeta e os poetas são porretas nas coisas do coração. Há alguns experts que acham que nesse samba ele cometeu algumas incorreções. Mas anão tem nada não, é um samba arretado, e coração é uma espécie de músculo operário que trabalha ininteruptamente por toda a nossa vida. É o comandante do ser humano. É quem dá as cartas e joga de mão. Sei que há quem ache que as emoções não provêm do coração, mas da mente. Discordo. Acho que o coração é quem manda. E priu. Fico espantado, confesso, como um músculo que pesa em média 230 gramas manda em todo um corpo humano. Manda até na alma da gente. Exagerei? Debitem ao me fascínio pelo coração.

Não entendo neca de pitibiriba de ciências, não entebdo mesmo é de nada. Mas sou fascinado pelo coração, não pelo lado da ciência, ma da poesia. Acho que ele nos comanda. Em tudo. Estou errado? Deixa estar. Prefiro acreditar no coração. Não, não quero explicação científica, apenas acreditar no coração. Isso me basta.

Acredito, sim, que existe bom corção e mau coração, no que diz respeito ao viver. Adoro um provérbio chinês: "Quem abre o coração à ambição, fecha-o à tranquilidade". Mas sobre o coração prefiro o que disse Pascal: "O coração tem razões que a própria razão desconhece".

Para fechar esta maltraçada ressacada, tão ligados?, nada como tentar cantarrolar outra música sobre o coração: "Meu coração bate feliz quando te vê...". O coração é comandante e carinhoso. Ninguém erra quando segue o que manda seu coração. Inté.

P.S. Assisti o jogo de los hermanos, Boca x River, jaja coração! Torci pelo Boca, minha neta me pediu para não torcer mais por nada, é eu torcer, perde.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/12/2018
Código do texto: T6522996
Classificação de conteúdo: seguro