Saudade danada de dolorida

Sou um saudosista inveterado. Admito que exagero nas recordações do meu passado. Diz meu neto, que digita minhas maltraçadas, que escrevo pra mim mesmo, que ninguém de bom sendo vai ler minhas besteiras. Ele tem certa razão e ri muito dos termos, expressões e folclore, usos e costumes que narro nos meus textos saudosistas. Também minhas filhas riem e afirmam que se trata de caduquice. Ou Toc. Não discuto, mas continuo com meus recuersod do passado.

Há quem ache que a saudade é seletivae só lembra o que foi prazeroso. Certo? Errado dê ó dó. A saudade é um todo. Não tem essa de escolher aquilo que foi bom e esconder o que foi ruim. Tem mais: a saudade causa sempre uma dorzinha lá dentro, gostosa, não dolorida, como se fosse apenas um cocoretezinho, um cascudinho, um tapinha. E quando são alegrias, lembranças arretadas, há aquele friozinho característico, como quando estávamsos na roda-goigante.

Mas, concordo, que há a saudade dolorida demais. Lendo uma crônica de Elenice Bastos, hoje neste RL, "Grafemas" li ua fraee e, na hora que nem caldo de cana, lembrei de algo dolorido. Ela escreveu que a pior daas saudadesé aquela que poderia ter sido. Bingo. É mesmo a mais dolorida, uma dorzinha que incomoda e não passa jamais. Clarice Lispector na "Hora da Estrela" fala nela e diz que a ior saudade eéa saudade que poderia yter sido e nao foi. É uma verdade abissal. Dói paca.

Eu, felizmente, não vivi essa saudade, mas conheço algumas pessoas que viveram. Uma delas uma grande amiga. Ela nunca esquece essa saudade, sempre recorda, acho que todos os dias. Leva a voda normalmente mas sempre fala no assunto, é se encontrar com algupem de sua geração que cponheceu seu passado e rememora seu problema. etalhe: no caso dela essa saudade do que poderia ter sido e não foi se deveu apenas a culpa dela própria. Não teve coragem para se decidir, não lutou pelo grande amor, optou pela segurança e, resultado, ficou infeliz.

Leva, repito, a vida normalmente, tem estabilidade financeira, famaília, se diverte, mas não é feliz. Sempre se isola para ouvir músicas de Doloes Durán e tomar umas generosas doses de uísque. A saudade d que não foi e poderia ter sido é mesmo dolorida, Inté.i

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/12/2018
Código do texto: T6516832
Classificação de conteúdo: seguro