Jovens e a História

Moro com meus dois netos, um neto e uma neta. Não sou avô coruja, sou avô capacho, pau-mandado, bunda mole, comandado pelos netos. Não tenho autoridade nenhuma sobre eles. Fazem comigo gato e sapato, viram as canecas, pintam o sete. Mas sei que gostam de mim, mas me levam na gozação. Juro.

Ambos estudam Direito (os pais são advogados em Pesqueira, deve ter havido alguma influência, eu ainda achava que o neto devia ter optado por arquitetura e a neta por administração. Mas fui voto vencido. Totalmente vencido. A neta entrou na faculdade há algum tempo, acho que daqui a dois anos se forma, e o neto entrou este ano. Vão bem no estudo, graças a Deus.

De vez em quando eles trazem colegas para estudar em grupo e fazer trabalhos, ocasião em que me confinam num quarto, sem direito de ligar rádo ou tevê. De lá só saio para buscar o lanche deles, sempre um bolo de laranja e cocas ou harburgeres. Não preciso dizer quem paga o lanche. Carinho paca.

Além de estudar e fazer os tais trabalhos fofocam muito, acho que fofocam mais que estudam, semre olhando pras maquininhas. Mas nos estudos e trabalhos notei algo semelhante, tanto na equipe do neto como na da neta. JHá uma cadeira, não sei que matéria, que se fala muito no filósofo grego Sócrates. É assunto recorrente. Dia desses, estavam estudando sobre o ulgamento de Sócrates, a neta e três colegas. Uma delas é uma garota muito engraçada mas muito inteligente e aplicada, acho que deve ser a melhor aluna da turma. Ela afirmou que prestasem atençãoporque ia ler o discurso de Sócrates no seu julgamento. E leu, mas como se fosse Sócrates, dramatizando e falando cmo se fosse o filóofo, achei uma graça, admirei quando ela leu empolgada e séria:

"Senhores, já fui muito longe para me defender das acusações de Meleto. Não estou aqui para falar em meu benefício, mas no vosso, Se tivesseis a sabedoria d esperar um pouco, vosso desejo seria satisfeito pela própria natureza. Tenho setenta e dois anos - sou bem velho como vêdes - e não muito distante do fim. Se me matardes agora, porém, todosos detratores de Atenas se apressarão em gritar que mataste Sócrates, um sábio. Pois sempre que quiserem vos atacar me chamarão de sábio mesmo que não achem. Serei condenado não por corruptor mas pela inveja e perfídia dos ambiciosos, que têm provocado a morte de muitos mais. Não podeis me ferir, porque não podeis me atingir. odeis apenas matar-me, exilar-me, ou cassar meus direitos políticos. Mas não sou o primeiro e não há perigo deser o último".

Depois a garota fez uma rflexão em voz alta, uma espécie de indagação: - Galera, que significa esse Meleto para a história? Nada. Um lixo, um acusador, um desses sujietos chatos e injustos com suas acusações infundadase aqueles ridículos power points, uns denadol da vida. Sócrates é hoengaeado pela história, enqanto esse Meleto é só um monte de merda. Riram, e a neta me mandu comprar o bolo e as cocas.

No caminho para a padaria fiquei pensando na garota, ela vai ter probçemas se vingar aescola sem partido. Mas auma coisa aé certa: se alguma reação contra o autoritarismo surgir será por parte da juventude. Ela pode parecer alienada mas tem um poder que é letal para os autoritários e fascistas: é livre. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/12/2018
Código do texto: T6516614
Classificação de conteúdo: seguro