Jardim e Jardineiro

Acho que apesar da sofreguidão e frisson de intolerância fundaentalsista, por parte do governo eleito, que está anunciando usar a força ou o poder da força para barrar o pensamento e as ideias na área da educação, esse projeto não terá êxito. Poderá haver algum retrocesso, mas será superado, como foi durante a ditadura mlitar. A força e os instruentos de cerceaento à liberdade não conseguiram deter o pensamento, os ideais e o anseioi por liberdade. Sepre haverá os que tentam deter a primavwera, mas nao conseguem. É como disse um grande cobatente da justiça social: "Podem matar uma, duas, três rosas, mas não podem matar a primavera".

Todos sabemos que a educação no Brasil nao vai bem, por falta de recursos. Mas avançou bastante, escolas técnicas, interiorização das universidades Fies, escola integral e várias medidas positivas. Por outro lado, não se proibiu o debate, as ideias, os ideais, a liberdade de expressão, não houve cerceamento nenhum.

Agora estão querendo destruir o nosso ainda acanhado jardim da educação, mas jardim, limitando o pensamento dos jardineiros e os seus sonhos. É o que desejam os fundamentalistas e autoritários, a direita fascista cabocla. Não vão conseguir, repito.

Penso que é sempre bom lembrar o saudoso Professor Rubem Alves, o que ele pensava sobre os jardins e os jardineiros: "Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem nao tem jardins dentro, nao planta jardins e nem passeia por eles".

Mais: "O que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou ais tarde um jardim aparecerá. Mas havendo um jardim, sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardim? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz o jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo, sçao o pensamwnto daqueles que o copõeem".

Não esquecer nunca o que disse Paulo Freire, Patono da Educação no Brasil, hoje figura non grata dos botocudos do novo poder: "Educação é sempre um ato politico!". Eu diria que eé tamabpem um ato de amor.

Dói, constrange, entristece e revolta constatar essa sangria desatada para impedir o livre pensamwno, as idéias, o debtate na eduação. Não vão conseguir. Vao falhar fragorosamente c omo flhou a ditadura, mesmo com tanques, cavalos, cachorros e soldados. Amanhã será outro dia. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/11/2018
Código do texto: T6515707
Classificação de conteúdo: seguro