"Marias, Mahins, Marielles, Malês"

Nunca assisti a um desfile de escola de samba no Rio, nem em São Paulo. Na verdade apenas dou umas olhadelas em parte desses desfiles pela tevê. Mas me amarro nos sambas-enredo das escolas, acho que eles, mesmo sem ser músicas tipo biscoito fino. empolgam e contam muito da nossa história, e fazem isso de maneira mais didática e imparcial que os intelectuais. É a história do pontode vista do povo. Eu diria que esses sambas politizame conscientizam o povo. É claro que há exceções. No Brasil nada é perfeito, principalmente e atividades onde rola dinheiro.

Seria um babaca se ignorasse que vários enredos são negociados e feitos por encomenda visando a interesses pessoais e lucros. Há nas escoas o componente absurdo das negociatas, dos "arransjos". Coisas do patriopi.

No Rio, mesmo se conhecer a escola, torço pela Vila Isabel. Motivo: Noel Rosa e Martinhoda Vila. Apenas aua opção, nao é ua espécie de paixão como aque tenho pelo Botafogo. Admiro tambem a Portela e a Mangueira. Motivo: músicas. Quando Paulinho da Viola fez aquela maravialha "Foi um Rio que assou na minha Vida", quase viro a casaca para a Portela. Quanto a Mangueira, basta ouvir Beth Carvalho cantar o samba de Nelson Cavaquinho (e parece que Giherme de Brito), que começa assim: "Quando piso em folhas secas caídas de uma mangueira...", me derreto. Ador também ua música de Chico Buarque e Tom Jobim, "Piano na Mangueira", é linda. Evárias outras músicas, que falam na Portela e na Mangueira.

Mas acho que no desfile do carnaval de 2019. a Mangueira vai arrebentar na avenida com o seu samba-enredo, se ele nao for cassado antes pelo novo governo autoritário. O samba-enredo é simplesmente arretado e foi composto por um time de bambas: Danilo Firmino, Deivid Domenico, Mamá, Márcio Bola, Ronie Oliveira e Tomaz Miranda. O samba homenageia algumas figuras que ao longo da história deram suas vidas pela liberdade, passando inclusive pelos anos de chumbo. Acho que vai ser um teste para o novo governo que não permite que se fale em certos assuntos. Não acredito que o samba não sea cassado. Repito: não acredito que o governo nao arrume uma forma de proibir e censrar o samba. Posso até me enganar, mas falata pouco, dois meses. Vou transcrever parte da lera do samba:

"Brasil, meu nêgo/ Deixa eu te contar/ A história que a história nao conta/ O avesso do mesmo lugar/ Na luta é que a gente se encontra/ Brasil, meu dengo/ A mangueira chegou.// Com versos que o livro apagou/ Desde 1.500/ Temmais invasão do que descobrimento/ Tem sangue retinto pisado/ Atrás do herói emoldurado/ Mulheres, tamoios, mulatos/ Eu quero um país que não está no retrato/ Brasil teu nome é Dandara.// Quem foi de aço nosanos de chumbo/ Brasil chegou a vez/ De ouvir as MARIAS, MAHINS. MARIELLES. MALÊS/ Mangueira tira a poeira dos porões/ Ô, abre alas proteus heróis de barracões/ os Brasil que se fa um ais de LECIS, JAMELÕES/ São verde-e-rosa as multidões".

Adoro a poesia popular. Inté.

P.S. Prenderam Pezão. Parece brincadeira, faltando um mês para ele terminar o mandato. Como foi demorada essa investigação. Por que só agora resolveram que ele pode interferir nas investigações? Só vai rindo. Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/11/2018
Código do texto: T6514821
Classificação de conteúdo: seguro