"Jair! Jair! Tu estás me ouvindo?"

Confesso que ia rascunhar uma maltraçada sobre essa medida que o Fux tomou interrompendo provisoriamenteo auxílio moradia dos juízes. Digo provisoriamente porque para se tornal inconstitucional e não voltar, de repente não mais que de repente depois que as coisas amainarem, precisaria passar pelo plenário do STF porque o penduricalho está na Lei Orgânica da Magistratura. Mas vou deixar para outra oportunidade. Motivo: li na FSP umacrônica arretada e ri tanto que tive que usar a bombinha. Tenho o riso frouxo. Vou trabscrever o texto:

O ELEITO CONTINUAA

OUVIR AQUELA VOZ

Reinaldo Figueiredo

Pela sétima vez na mesma semana, Jair foi acordado no meio da noite por aquela voz grave, poderosae ameaçadora. A voz surgia com a mesma insistência daquelas ligações de operadoras de telefonia - e sempre nas horas mais impróprias. Jair não tinha ontrole sobre aquilo, e não sabia como desligar aquela vozeirão que ecoava dentro da sua cabeça.

"Jair! Jair! tu estás me ouvindo? Já falei mais de ma vez e nao quero ficar aqui perdendo o meu tempo, repetindo eternamente a mesma ladainha. Yu estás surdo, Jair? Já falei que não quero o meu nome envolvido nessas paradas que tu e teu povo estão armando.

Depois, se vós fizerdes alguma merda, posso acabar virando réu num desses processos. Jair, que negócio é esse de isturar educaçãocom religião? Vós nao sabeis que o Estado brasileiro é laico? Vós quereis usar as escolas públicas para catequizar os alunos que vós considerais infiéis e pagãos? Acho que não pegastes bem o espírito da coisa...Jair, vou repetir: a Constituição do teu país diz que o Estado é laico. Laico não é ateu, Jair.

Estado laico é o que dá liberdade a tdas as religiões, e também aquem não tem religião, sem apoiar ou privilegiar nenhuma opção. Tu fizeste uma promessa solene, diante da bandeira brasileira. Tu prometeste obedecer a porra da Constituição, air!

Estou avisando: se tu e teu povo continuardes nesse tom nós vamos ter problemas. Eu,com minha consciência, ja estou prevendoque, em breve, vós estareis incluindo no currículo escolar aquelas teorias de que o mundo foi criado há 10 mil anos, que vós não sois descendentes de macacsos e que os dinosssauros foram extintos or nao cnseguirem entrar na Arcade Noé.

Jair, eixa eu explicar uma coisa: a Bíblia não é para ser interpretada ao pé da letra. Aquilo é um monte de parábolas e metáforas! E não fui eu que escrevi. Foi uma grande equipe de apóstolos e marqueteiros, trabalhando ao longo de séculos.

Se vós continuardes nessa linha doutrinária, prevejo que, daqui a pouco, vós incluireis nas aulas de geografia a teoria da Terra Planae outras besteiras desse tipo.

É isso, Jair. Espero nçao ter que ficar ligando toda hora. Essas ligações são caríssimas. Câmbio e desligo.

P.S. O autor é cartunista, é um dos criadoresdo Casseta & Planeta e autor de a Arte de Zoar. É colunista da FSP.

Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/11/2018
Código do texto: T6513950
Classificação de conteúdo: seguro