Mastruz com Leite

Hoje a maioria das pessoas, incluive eu, só usa remédios fabricado pelos grandes laboratórios. A evolução e lucratividade da indústrias de medicamentos só e comprável a dos grandes bancos. Isso é um fato indiscutível.

Quase ninguém recorre mais aos remédios caseiros, àqueles elixires, chás e lambeadores, às chamadas mezinhas que passavam de pais para filhos. Akguns deles (dos remédos caseiros), creio que a maioria, além de nção produzir sequelas e nem efeitos colaterais eram de certa forma eficazes.

Eu costumo tomar remédios diariamente, tanto contraa asma como para controlar a pressam e outros achaques; remédios de marca que nao posso, infelizmente, deixar de tomá-los.

No entanto, hermanss e hermanos, houve um tempo, durante a minha infânciae começo da adolescência, que tomava muitos remédios caseiros. E, creiam, exceto a asma, nas demais complicações de saíde faziam efeito.

Era o caso do Mastruz com Leite. Essa mistura era tiro e queda contra tosse, gripe forte, chiado no peito e, lógico, para expectorar. Eu achava o gosto horrível, enjoado, até ocheiro me repugnava. Mas não adiantava chiar, minha mãe me obrigava a tomar um copo grande cheio todas as manhãs, drtante um mês, quando achava que eu estava cm bronquite ou até, pasmem, quando achava que eu podia vir a ter a tal bronquite. Dava a mistura pra prevenir. Era remédio santo, ela dizia.

Enquanto ela viveu, sempre que tinha notícia que alguns dos filhos ou netos estava gripado ela receitava, no ato, na hora que nem caldo de cana, o mastruz com leite. Só que àquela altura ela não tinha mais a força da coerção, ningupe ligava, achavam que era algo arcáico, não saía na tevê, não era recomendado por celebridades e artitas. Não era moda.

Mas acho, hoje, que as pessoas deviam, no que diz respeito a alguns tipos de doenças, voltar aos remédios caseiros como era o caso do mastruço com leite. Se eles resolviam algum tipo de enfermidades no passado, por que agora não fariam o mesmo efeito? Vou ainda mais longe: acho que sos próprios médicos, e também as autoridades de saúde nos municípios, deviam elaborar uma espécie de cartilha com receitas de remedios caseiros para despertar as pessoas sobre esse tipo de remédios alternativos. É claro que me refiro a doenças simples tais como, resfriados fortes, bbronquites, diarréias, indisposições gástricas e etc e coisa e tal.

Falei no mastruz com leite, mas hpa tamabpem os chás como os de limão, laranja, camomila, cidreira, goiabeira, há o alho, cascas de árvores, romã, diversos lambedores, o mel de uruçu... São remédios, repito, que não causam efeitos colaterais como acontece com os remédios de marca.

A, como são as coisas!, quando era menino e adolescente tinha horror ao cheiro e apo gosto do mastruz com leite, hoje a simples lembrançla dele me emocioana, e vej, juro, a bebida e sinto seu cheiroi, e se me fosse dado a oportunidade de tomá-la sria um prazer indescritível, sria como seu o tempo voltasse e eu voltasse a ser criança, vivendo um tempo que era feliz e não sabia, se soubesse nao tinha nenhuma graça. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/11/2018
Código do texto: T6512266
Classificação de conteúdo: seguro