Sem ideias não se vive

Acho que um ser humano só vive de verdade quando possui ideias. Idéias próprias. Idéias vindas de dentro. Podem até cioncidir com outras ideias, mas a idéia própria sempre será a mais importante. Eu diria que a linha que separa a ideia da fé é muito tênue e, talvez, nem exista. A única diferença é que a ideia exige, não raro, ação prática, enquanto a fé ficaria mais na espera da espiritualidade.

Há quem ache que a pessoa que vive em função das suas idéias é um sonhador. Eu tenho um amigo que não é ligado às idéias que sempre brnca comigo dizendo: - Quero ver tu comprar um ero pacote de bolhacha com um monte de ideias. Ele acha que o que vale é poder aquisitivo, dinheiro. esonhe Sartre e sua frase célebre e verdadeira: "O dinheiro não tem idéias". É preciso entender que numa democracia de verdade as pessoas não brgam entre si, não recorrem à violência. Li há muito tmpo num jornal o que disse Tancrdo Neves: "Não são os homens que brigam, mas as idéias. Exato.

Mas se acho que a pessoa nãovive de verdade sem acalentar um ideal, sem possuir idéias, por outro lado, acho constrangedor e até uma violência se querer convencer os outros a aderir às suas ideias. Essa ação me repugna. Juro. Concordo com Saramago: "Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro". Bingo.

Compreendo que vivemos um momento que as idéias estao em baixa, vive-se em função de factóides, eles estao substituindo as ideias. Motivo: aqueles que lutavam por ideias, a maioria, se deslumbrou com o poder, trocou-as pelas luzes da ribalta política, ficaram ofuscados e o resultdo foi serem nocauteados pelo extremismo de direita. Negar isso é besteira. Mas para se dar a volta por cima é preciso, no mínimo, tirar o sapato alto e fazer autocrítica,ou seja, voltar a se ter ideias e entender que o poder não é eterno.

No mais, fico com aquilo que disse umidealista que era capaz de dar vida por suas idéias, que não se deslumbrava com o poder e nem com as mordomias, o Che Guevara. Ele disse: "Podem morrer as pessoas, nunca suas ideias". Inté.

P.S. O fuuturo ministro da justiça disse no seu blog que o golpe de devia ser lembrado e comemorado.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/11/2018
Código do texto: T6510224
Classificação de conteúdo: seguro