Es t u p i d e z

Nada é mais perigoso que a estupidez humana. Ela é responsável por quase tudo de ruim que acontece no mundo. Contra ela não há antídoto. Não há como avitá-la porque ela, infelizmente, faz parte do gênero humano. Não há, pois, como escapar da estupidez humana. Podem pesquisar: a fome, a poluição, a devastação, as guerras, enfim, todo tipo de violências e maldades sempre são geradas pela estupidez humana. Einstein disse com toda razão: "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas em relação ao universo, ainda anão tenho certeza absoluta".

Há quem pense que a educação, a cultiura, o conhecimento, a formação superior pode evitar a estupidez. Certo? Há controvérsias mil. Como o que afirmou um dos grandes escritores russos, Tchekhov: "A universidade desenvolve rodas as capacidades, inclusive a estupidez".

Muita gente acha que o militarismo, pasmem, pode conter a estupidez. Não leram o que disse a pioneira da enfermagem, Florence Nigthgale (cuidou de muitos soldados): "É necessário uma certa dose de estupidez para se fazer um bom soldado".

Mas, para mim, a pior estupidez é a praticada por quem acha que está fzendo o certo quando, na verdade, está praticando a estupidez. Martin Luther King foi preciso quando disse:

"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciencosa".

Que Deus nos salve da estupidez humana. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/11/2018
Código do texto: T6508344
Classificação de conteúdo: seguro