León e o balaiode gatos

Para mim, o pernambucano de Carpina (zona da mata de Pernambuco), Aguinaldo Silva, é um dos melhores novelistas do país, talvez o mais talentoso. Também é grande escritor. Não entendo como não está na ABL se possui uma obra substanciosa e importante, enquanto Merval Pereira, sem obra literária nenhuma, apenas publicou um livro com aqueles textos bajulatórios no Globo e outro de reportagens fraquíssimas em co-autoria com outro jornalista, é imortal da ABL. Aginaldo desde o romance ainda juventude, "Redenção para Job" até ouros notáveis como o espetacular "República dos Assassinos", merecia o fardão. Como novelistafoi autor de clássicos como Roque Santeiro, Vale Tudo, Pedra sobre pedra, A indomada, Tieta. Senhora do Destino. Império....

Agora está escrevendo essa que está no ar, "O Sétimo Guardião", novela que avança norealismo fantástico. Com uma novidade, um dos personahgens principais é um gato pretode olhos verdes penetrantes.Ele, na verdade, segundo a imprensa, é um guardiaão que foi punido e tranaformado em gato. O nome do gatoé León. Detalhe: o gato não é um só, mas quatro, três gatas e um gato, da raça Bombay, trazidos dos EUA, gato brasileiro nao srvia, então trouxeram um balaiode gatos da Matriz, de lá onde também vem receitas para golpes eo escambau de transações no breu das tocas ouabertamente, escancaradamente. O gato é a sensação da novela, mesmo sedo estrangeiro ou estrangeira.Meu neto diz que o que aparece com o olhar mais duro é uma gata. parece com uma namorada que quando briga com ele faz esse tipo de olhar.

Trata-se de uma produção muito nem cuidada, construiram até uma cidade cenográfica e uma fonte, a fonte milagrosa que é cuidada pelos giardiões. A Globo e Aguinaldo não iriam fazeralgo que não pipocasse em audiência, mas estou achando que há muitas histórias, mistérios em demasia, um humor eio estranho, meiodifícil da massa assimilar, tem algo parecido com Harry Porter e o Senhor dos anéis, pitadas de Garcia Márquez..., um ralismo fantástico que pode não emplacar. Há um clima estranho, alguns personagens bastante chatos. Mas pode ser que a coisa esquente e o humor a´pareça mais forte, até agora o mais hilário foi apenas o delegado que usa calcinhas de mulher. Sim, com toda certeza Aguinalkdo vai dar uma virada. É um mestre.

No mais, só estou surpreso porque León ainda anão foi convocado para a transição. Ele daria um toque de mais suspense e, quem sabe, por ser americano falaria pela Matriz. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/11/2018
Código do texto: T6507269
Classificação de conteúdo: seguro