Angelitos Negros

Adoro ouvir à música "Angelitos Negros", não sei se é mexicana, espanhola ou cubana, parece que é uma composição de Manuel Alvarez, nunca soube de verdade a origem da música, mas ela tocou num filme. Quando era adolescente, em Arcoverde, havia um funcionário do Banco do Brasil que sempre cantava essa música e enternecia as pessoas. Essa música trata de algo que sempre me revoltou. Faço um parêntese para uma confissão: eu acredito em anjos, sempr acreditei, embora não seja religioso. Acho que realmente todos temos um anjo da guarda. Juro. Mas a minha revolta foi porque nunca aparecia nas igrejas, nos livros, nas revistas,no imaginário das pessoas nem um só anjo negro. Por que nunca pintaram anjos negros? Aco que o motivo se deveu à Igreja Católica, ela proibiu e nunca aceitou anjos negros. Smples assim. Foi racismo. Vejam bem, o racismo religioso foi tanto que um dos papas chegou a afirmar, justificando a escravidão, que negro não tinha alma.

Volto à bela música que tanto me fascina e quando ouço marejo os olhos. Ela indaga de um pintorpor que ele não pinta angelitos negros, são versos simles mas emotivos e a música é linda, enternece e emociona.

Fico impressionado que até hoje ainda persista esse veto a anjinhos negros, nem nas peças, autos, processões hpa angelitos negros, a não ser em peças de Ariano Suassuana. Nela até o Cristo é negro.

Sempre que penso nesse assunto, como neste domingo, é porque dei uma espiada no meu velho caderno e li um trecho de uma escrito, não de que autor, que falo nos angelitos negros: "...Vejo a inutilidade de tudo, mas os risos das crianças me falam que no fundo do infinito, alémdo além da última estrela, quem sabe, angelitos negros cantem velhas cantigas de roda".

Onde estão os angelitos negros? Vou vouvir a canção e. sem dúvida me enternecer e marejar os olhos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/11/2018
Código do texto: T6505835
Classificação de conteúdo: seguro