Pastor e Rei

Nenhuma faceta humana é mais cruel que a discriminação, o preconceito e o ódio, sobretudo o ódio de classe. É uma irracionalidade. Não é só algo indigno, mas, repito, é irracional. Pelo simples fato que sosmos todos feitos do mesmo barro e sopro divino.

Mais: sosmos todos mortais. Ninguém vai ficar pra semente. A vida de todos é finita. Por que então se exercitar a discriminação, o preconceito e o ódio de classe? O destino é um só para todos, não vão ficar imunes ao destno final os que se julgam superiores, sangue azul, saberôtos, todos, acreditem, indendentemente de classe, crença, posição social, poder ou fortuna,vão ser enterrados ou cremados. Detalhe: caixão nao tem bolso. De que serve, portanto, ser odientos e exibir cultura, saberes, ostentar ser dnos do mundo, humilhar e ofender pequenos, bajular graúdos e persegur quem está indefeso? Todos somos irmãos. Repito: irmãos. Aquele que açula ódio, espuma de raiva conatra sos injustiçados, chega a desajar mal, estáesquecido de um detalhe: ele é irmão do sem teto, do sem terra, do perseguido, do discriminado, do ofendido. Exagero? De jeito nenhum, é auma verdade abissal, todos temos o mesmo destino, nao há razão para oexercício do ódio.

Não entendo como alguns que se dizem e ostentam tanto saber ainda não concluiram algo tão primário, todos os seres humansos são irmãos e todos terão o memo destino. A diferença será estabelcida noutro plano de vida. E quem vai fazer esse julgamento detestao ódio, o preconceitoe a discriminação.

Sempre gosto de ler Platão, meu neto está cursando direito e mainha neta tamabpem faz esse curso, eles sempre estão às voltas numa das cadeiras do curso com os textsde Platão. Dia desses a neta me mostrou uma passagem de Platão que copiei na minha caderneta:

"Não havia pastor algum que não decendesse de algum rei, nem rei que não descendesse de um pastor". Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/11/2018
Código do texto: T6505008
Classificação de conteúdo: seguro