Sabedoria e Cora Coralina

Acho que todos (e todas) concordam com algo que ´´e óbvio e ululante: sem cultura não há progresso e nem futuro. Nao é preciso desenhar. Trata-se de uma verdade abisssal. Sem que se invista pesado na educação seremos eternamente um país periférico, muito bonito, festivo, com praias deslumbrantes, muito musical, mas atrasado, um mero exportador de matérias-primas. Que existe aguns centros de cultura, algumas ilhas de excelência é verdade, mas são exceção. O Brrasl ainda deixa - e como deixa - a desejar em termos de educação.

Mas o que mais me revolta no debate da educação é que quase ninguém leva esse debate a sério, a maioria das pessoas faz dele apenas palanque para se exibir e demonstrar conhecimentos, muitos deles completamente descartáveis. Não há uma vontade centrada no esforço para melhorar a educação. Pelo contrário: agora h´pa ua vontade de atrofiar ainda mais a educação, incluindo nela o fundamentalismo, o preconceito e até a censura. Uma espécie de inquisição cabocla.

A mim espanata, aturde, perturba, entristece e revolta constatar que alguns que se dizem cultos estejam defendendo a atrofia da educação que já está meio derrubada e cm essa noiva ordem vai piorar muito. Cultura e Educação nao progridem com preconceito e nem com censura, muito menos com mentalidade policialesca.

Fico em dúvida sobre a sabedoria de algumas pessoas. Esse saber egosista, preconceituoso, reacionário e elitista nao é sabedoria, mas obscurantismo. Sabedoria e algo diferente. Vou citar o que acho que é a verdadeira sabedoria e o saber utilizando uma frase de Cora Coralaina: "saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria só se aprende com a vida e com os humildes".

Com censra não se arende nada, só se afunda nas yrevas da ignorância e do fascismo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/11/2018
Código do texto: T6504322
Classificação de conteúdo: seguro