Enfeitando o maracá da história

Por mais cuidado que se tenha quando se conta ou reconta um fato, sempre se acrescenta ou se reduz alguma coisa. Não se trata de uma gravação, filme, algo captado por uma câmera. Sempre, como dizemos na minha terra, enfeitamos o maracá da nossa narrativa. É comum, normal, natural.

Tem mais: a história foi escrita porsers humanos, todos eles susceptíveis à paixão, às tentações dosseus egos, às suas idéias, assim sempre ascrescentaram ou retiraram algo, alteraram os fatos. Acho que até a própria Bíblia sofreu esse tipo de influência, foram muitos os seus autores.

Vou até mais longe, a história, tudo que se escreveu sobre ela é em grande parte ficção. Não, não riam, é verdade, sobretudo a história oficial. A imaginaação sempre influenciou, tamabém as lendas. a história oral, o contexto e etc e coisa e tal.

Acho mesmo que muita coisa da história é baseada nós Contos das Mil e uma Noites, na Bíblia e na Mitologia Grega. Adaptaram, filaram, copiaram. imitaram... Essa história que dizem ter sido ecrita com isenção, imparcialidade e verdade é tudo lorota. A história é diferente da ciência. Completamente. Esta até prova e convence, a outra é só chute e apenas um mínimo de verdade, a maior parte é mentira e invenção.

Sem nenhuma dúvida os historiadores terminaram enfeitando o maracá, puxando a brasa para a sua sardianha, fazendo valer o seu ponto de vista, o que eles gostariam, segundo sua vontade e idéias, que tivesse acontecido. Ou então escreveram de encomenda para servir a seus patrões. Daí a necessidade de interpretação e questionamento . Só que cada leitor é também de certa forma metido a co-autor e, claro, tamb´pem enfeta o seu maracá.

Vou concluir esta maltraçada com uma reflexão sobre a história e a ficção de um grande intelectual, um dos maiores de todos sos tempos, Arnold Toynbee:

"A história, como o drama e o romance, é filha da mitologia. É uma forma singular de compreensão e expressão, na qual- assim como nos contos de fadas amados pelas crianças e nos sonhos típicos dos adutos sofisticados - a linha demarcatória entre o real e o imaginário não foi traçada. Dizem, por exemplo, a respeito da Ilíada, que aquele que resolve lê-la como um relato histórico nela enconatra ficção, e, em contrapartida, que aquele que a lê coo uma lenda nela encontra a história. Nesse aspecto todos os livros de história asemelham-se à Ilíada, pois nao conseguem nunca eliminar inteiramente a ficção. o simples fato de escolher, combinar e apresentar os fatos consttui técnica que pertence ao domínio da ficção".

Creio que não preciso desenhar que a história oficial sobre a Proclamação da República nem chega a ser ficção, é anedota. A história é uma piada. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/11/2018
Código do texto: T6503583
Classificação de conteúdo: seguro