Planejar ou sonhar?
Daí a pessoa ouve a entrevista de um político gaúcho, que tem 88 anos e vem a pergunta:
- Regina, como pode um homem de 88 anos está fazendo projeção de vida a longo prazo?
- ele quer viver, ué, ficar com sua mente ativa.
- mas eu já não faço mais projeção de vida nem a médio e muito menos longo prazo! Isso é pra jovem!
- bem, eu nunca fui muito de fazer projeção de vida nem a curto prazo... Mas daí quem pergunta sou eu: sendo a vida tão efêmera, qual a necessidade de se fazer projetos de vida?!
...
Fiquei pensando
– no mundo do trabalho participei de muitos projetos com datas de realização – curto, médio e longo prazo, planejamento anual, acompanhamento diário e até noturno, pois quantas vezes tive meus banhos, sonos, refeições, envolvidos com tudo isso. Muitos vi se perderem pelo caminho, poucos vi realizados em suas respectivas etapas, com todos os cuidados que o mundo do trabalho requer.
- no mundo particular, não foi muito diferente – planejamento anual de estudos, planejamento do casório, vinda dos filhos (mais ou menos planejadas)..., mas é agora (última etapa) se planeja ou não?!
Logo irei na reunião para planejar o próximo ano de catequese; planejo continuar na Cataventus; já planejamos o Natal; planejamos viajar no próximo ano...
Então concluo que é próprio do ser humano planejar, mas planejar ou sonhar?! Tem diferença?!
O que faz um feriado e um tablet na mão...