Bico da Chaleira

Diante de tanta excitação, frenesi e frisson que se apossou da classe política, também de parte do judiciário, do empresariado, dos banqueiro, da casa grande e da grande mídia, além dos oportunistas de todos sos naipes, todos querendo mostrar serviço ao novo poder, nunca se viu uma concentração tão grande de chaleiras por metro quadrado, já estão até organizndo filas que dobra o quateirão do bunker do novo poder. Uso a expressão chaleira porque é o termo mais popular, mas poderia usar puxa-saco, bajulador, baba ovo, adulador, capacho e, claro, o nordestino xeleléu. Os caras estão em êta, fazendo cabriolas, bundas, canascas, dando saltos soltos e fazendo toda sorte de salamaleques para distrair os poderosos que vão assumir o poder. Hpa até o esquadrao das orações televisivas e nas redes.

Pr isso é sempre bom relebrar a origem da expressão chaleira. Ela se deveu a uma anedota política que foi gerada por um fato verdadeiro. Dizem que um certo deputado foi visitar e cortejar o enador Pinheiro Machado, no Rio deJaneiro, esse senador era muito forte com o governo, dava as cartas e jpgava de mão. O deputado chegou justamente na hora que o senador ia tirar a chaleira do fogo para tomar o chimarrão (ele era gaúcho), antes que pegasse no cabo da chaleira, o deputado se adiantou e egou no bicoda chaleira fumegando, queimou-se mas servoi o senador. O que nao faz um capacho para agradar u poderoso? Pega até num bico de chaleira fumegando. A imprensa soube, e o caso saiu nos jornais, até virou marchinha de carnaval: "Iaiá, me deixe subir, me deixe/ Eu sou da turna que pega na chaleira".

Hoje não tem chimarrão, mas capacho sempre descobre um bico fumegando de açlguma coisa, se agacha, se curva, anre mãoda honra, da signidade, dp caráter. Chaleira anãoa é gente é coisa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/11/2018
Código do texto: T6501191
Classificação de conteúdo: seguro