Cais do Porto (maltraçada número 3.700)

Juro, hermanas e hermanos, que não esperava chegar a esse número de maltraçadas, pensava que escreveria, no máximo, umas cem. Por um motivo muito simples: não digito, escrevo a mão e o neto desenrola no computador. Mas aí, olha o aí, o sujeitinho gostou do brinquedo e me incentivou, virou hábito para ele e ´vício para mim. Simples assim. Não preciso dizer que as recordações dos anos dourados ele ri demais. Mas também acompanha os números, chega até a dizer que assuntos dão mais acessos e os que ninguém vai acessar, é bom nisso, eu nem ligo, mas hoje ele chamou minha atenção par o número 3.700. Tomei um susto, mas fiquei bestinha. De qualquer forma é um feito desta minha sociedade fndo de quintal. Quero ressaltar que os erros de digitação não são do neto, mas meus que escrevo errado paca, o menino é bom em português. Só é meo apressado, é jovem, tem suas preocupações... Mas vamos ao assnto da número 3.700.

De vez em quando precisamos recarregar as baterias, retemperar as forças, relaxar... E nada melhor para isso do qe ouvir músicas que a gente gosta. Gosta não, ama. E que nçao curte há algum tempo. Ficar apenas cpnversando babagens, discutindo e ouvindo o noticiário, quandopodíamos aproveitar melhor o tempo ouvindo, por exemplo, música, é uma besteira, tempo perdido, besteirol, embarcar no febeapá. Assim, sejamos franco, é melhor dar umas paradihas para curtir o que snos dá realmente prazer.

Hoje, por um "bambo" (acaso por aqui) descobri dentro deuma enciclopédia da FSP a cópia de um CD que um irmão me deu faz uns seis anos, no mínimo. Procuei paca esse CD... Não sei onde ele gravou, se foi em show ou outro disco. São canções da autoria de Capiba cantadas por Gal, Alceu Valença, Chico Buarque, Bethânia... Todos acompanhados pelo saudoso violonista Raphael Rabello. Todas lindas, mas uma delas é minha preferida, talvez a mais simples, mas que me toca profundamente, nem eu sei o motivo. È a música Cais do Porto, interpretada pela Rainha Bethânia acomapanhada por Rafhael Rabello, um arraso. Imediatamente, quando ouço, penso estar no ecife velho ou no próprio Casis do Porto, numa seresta tomandoumas e outras. Só quem nunca foi ao Recife Velhoassistir a uma seresta naosabe como é bom, belo e inesquecível. Parece que o luar, as estrelas, a brisa noite tomam parte na tocata. É lindo demais.

Capiba a é mais cponhecido como compositor de musicas de carnaval, mas foi um copositor extraordinário de valsas, choros, sambas-canções... Musicas como "Maria Bethânia", Recife, Olinda, Iguarassu, Cais do Porto..., são biscoito fino e j´´oias do cancioneiro. Bixem no Youtube: Rafhael Rabello & Maria Bethânia - Cais do Porto.

Por fim, apenas por curiosidade transcrevo a letra da música, simples mas que me emociona:

"Cais do porto/ Eu estou aqui/ Seja noite estrelada ou não/ Cais do porto,/ Quero ver se encontro meu bem/ Que daqui certo dia partiu/ Não sei se sozinho ou com mais alguém/ Cais do Porto,/ Tenha pena de mim/ Jé é dia, nem vestígio sequer/ Não será, Cais do Porto, aquela luzinha?/ Que lá longe apaga e acende/ Fazendo, quem sabe, sinais para mim".

Adoro música. Mas até assobiando sou desafinado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/11/2018
Código do texto: T6501176
Classificação de conteúdo: seguro