Autocensura

Concordo plenamente que ninguém centrar sua escrita apenas em determinado assunto. Penso que fazendo isso transforma seus textos num samba de uma nota só. Mais: pode ficar obsessivo e refém de um tema, um lado, um assunto. Não condeno, mas acho um erro.

No entanto, por outro lado, acho ainda mais errado a chamada autocensura, ou seja, a pessoa desejar abordar determinado tema, mas evitar porque isso poderia desagradar e não ser bem recebido por alguns leitores. Haveria medo de ser evitado, censurado e bocoitado, e ainda ser alvo da oatrulha do "nao autenticado",entrar nua espécie de index dos "indesejáveis", ser rotulado de empata-samba, pessimista, radical, antipatruiota e o escambau. Ora, aceitar isso seria um absurdo. Nem oitoe nem oitenta. Mas ainda é pior pensar, querer escrever e não o fazer por medo ou excesso de precaução.

Tem mais: texto, ato de esrever, não deve ser exercitado de olho no velocímetro do npuero de acessos, nos aplausos, na aceitação, nos elogios. Escrever é algo muito maior porque é um ato de libertação que independe de possíveis aplausos ou críticas. Escrever é também, acredito, um exercício de cidadania.

É claro que que esreve deseja ser lido, até quem coloca uma carta dentro de uma garrafa e joga no mar deseja quem alguém encontre-a e leia o que escreveu. Mas ter que se autocensurar, se abster deste ou daquele assunto, apenas para paparicar e adular leitores, isso é um absurdo. E uma covardia. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/11/2018
Código do texto: T6500284
Classificação de conteúdo: seguro