Sem medo de ser feliz

Acho que toda pessoa normal deseja ser feliz. Há quem afirme que é impossível ser totalmente feliz. Admito. Mas quando ouço aquela música "Sonho Impossível" (traduzida admiravelmente pelo Chico Buarque e cantada maravilhosamente pela Rainha Maria Bethânia), fico em dúvida. Eu tenho um amiga muito gozadora que diz que só os burros são felizes orque não raciocinam e aceitam numa boa as chcotadas no lombo e até iam marchando alegres para o matadouro em Belo Jardim (eram mortos, e a carne exportada para ao Japão). Quase desparecem os jumentos no nordeste. o jumento que Gonzagão dizia ser nosso irmão. Acho exagero da amiga, lembremo-nos, ainda, que foi num burrinho que José e Maria fugiram levndo o Menino Jesus.

Mas voltemos à felicidade. Acho difícil até defini-la. O conceito de felicidade muda de pessoa para pessoa, ne mesmo? O que par mim é felicidade, para outros pode ser apenas acomodação, conformismo, vida medíocre. Há quem ache que felicidade é riqueza, poder, mando. É ser poderoso, temido, mandachuva.

Nao, não é fácil, reconheço, ser feliz é preciso até, como diz o samba de Gonzaguinha, ter saúde e sorte. Mas há a felicidade de ser gente, ser solidário, fraterno, útil, companheiro, consciente e amigo dos mais necessitados.

Felicidade é difícil, tá certo, mas é possível sim, basta ter coragem e não ter medo. Basta viver sem medo de ser feliz, como diz o citado samba. Por que ter medo? Medo de quê? De envelhecer? Todos envelhecem e devem envelhecer como os vinhos , tornando-se melhores. Medo da pobreza? É ruim, é difícil, mas não cuata lutar para ter o suficiente, o essencial, o rsto vem por gravidade. Não, para ser feliz não é preciso ser rico, poderoso, celebridade... Basta o suficiente e amar. Amar sua família, amigos, o ovo, a terra, a natureza. Amar a Deus. E mais que amar, possuir ternura, sem ternura não se ama e nao se vive. Sou um cara rude mas exercito a ternura, sem ela fico mais asfixiado do que quando estou com asma. Sobre a ternura como elemento báisico para a felicidade não esqueço o que disse Caric Lispector, não caso de lembrar a definição dela:

"Felicidade para mim sao pedacinhos de ternura que colho aqui e acolá".

Que fique claro que para ser feliz anão é tamabém necessário bancar o saberôto, o professor de Deus, o dono do mundo, o intelectual em compotas. Basta cantarrolar o samba de Gonzaginha: "Viver e não ter vergonha de ser feliz, cantar, e cantar e cantar a abeleza de ser um eterno aprendiz...".

Viva a vida. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/11/2018
Código do texto: T6499527
Classificação de conteúdo: seguro