My Prayer. Only You e Smokke gets your eyes

Daqui a pouco vou pra casa de meu irmão num bairro distante do Recife. Vou comer uma peixada nos trinques, sem faltar o tradicional pirão. Peixada sem pirão é algo impensável. Vai ter cerveja, claro, para os outros, vinho também, mas para mim vai ter uma cachacinha mineira que o mano vem escondendo há tempo. Além dosso vai ter o papo arretado sobre os bons tempos de Arcoverde. Política? Não creio, não faz parte dos papos de domingo. Preferimos o passado em que ela aparece apenas de figurante. Mas o forte mesmo, o verdadeiro prato de rsistência, vai ser as músicas do passado. A velhar radiola com discos elepês vai ficar no alpendre. E cada um querendo botar os discos de sua preferência e, não raro, ao ouvir as melodias os olhos vão ficar marejados.

Mas vamos ao foco da presente maltraçada que tem tudo a ver com música e passado, Confesso que sou contra os Estados Unidos. Acho que é um país imperialista, agressor e que não respeitaa autodeterminação dos povos, e que poiorou com Trump. Chega a ser pior que Bush. Mas isso não tem nada a ver com o valor da cultura awericana, a música o cinema e a literatura. Como posso negarque boa parte da minha vida foi marcada pela cultura americana?!!!! Da minha vida e e de todos e todas da miha geração. Ora, quem não amou ouvindo as belas canções americanas? Quem de nós nao vibrou assistindo aos bons filmes americanos? Quem de nos não curtiu os romances americanos? Não vou falar da Coca ola e outros trecos porque não vem ao caso.

Depois desse arrodeio todo o que quero deixar registrado nesta maltraçada domingueira é a minha quase adoração por um conjunt musical americano. Um conjunto que marcou época nos anos dourados. Um conjunto que cantou as músicas temas de varios dos nossos romances adolescentes, Refiro-me, hermanas e hermanos, àqueles cinco pretinhos queridos elindos e suas vozes arretadas, se não me engno quatro rapazes e uma moça, pelo menos estão assim num velho disco vinil que ainda possuo e estou levando para a casa do meu irmão. Para mim nenum conjunto musical superou o The Platters. Eas músicas que ees inerpretavam eram - e são ainda, of course - semnsacionais. Vou confessar algo a vocês, nunca consegui me decidir qual era a música que achava mais bonitacantadas por eles, sempre fiquei em cima do muro em relação a três: My Prayer, Only You e Smoke gets your eyes. Ainda hoje nçao decidi, fico divido, até porque cada uma delas marcou uma stuação diferente, todas sao inesquecíveis.

Um amigo meu, muito viajado, me disse que as musicas do the Platters ainda são muito tocadas nos EUA e Europa, Fiquei pensando: por que aqui não são mais tocadas? Salvo a Rádio Universitária, nennua oura toca esse conunto. O motivo deve ser a preferência pelo besteirol, tanto nacional como estrangero, pelo modiso imbecil. Infeizmente, claro.

Mas fica a recordação, recordar é viver. Sinto, minha cara Joan Caladinha que é versada em inglês, viveu nos EUA, nao ter aprendido inglês, tentei mas nao me esforcei, assim meu inglês é de camelô, sei algumas expresões e fim de papo. A minha satisfação é que para ouvir musica nao é preciso saber a o idioma,bsta ter sensibilidade e a gente vai traduzindo ao longo da vida. Vu, vou ja já pra casa do irmao comer a peixada e com o disco do The Platters debaixo do braço, que nem Rexona. Inté.

P.S. Disse que nunca decdi qual a mais bonita das três canções, mas a mnha neta descobriu por mim, diz que é SmokeGets You Eyes. Ela dz que meus olhos brilham quando toca essa música. Não vu desenhar o motivo.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/11/2018
Código do texto: T6494069
Classificação de conteúdo: seguro