Amigo que anda meio esquecido

Dizem que o melhor amigo do homem é o cão (o cachorro). Não contesto totalmente, mas acho que há controvérsias, ou seja, mesmo com sua fidelidade e utilidade. não raro comovente, o melhor amigo do homem (e também da mulher e do jovem,claro) é o o livro. Disparado. Explico: uma pessoa só se liberta de verdade do pior dos grilhões, a ignorância, quando lê livros. Quando lê e faz da leitura um hábito de vida. Ler é tão salutar quanto amar.

Monteiro Lobato disse algo absolutamente verdadeiro: "Um país se faz com homens e livros!". É uma verdade abissal. Sem os livros so haveria as trevas da ignorância. O maior pecado da inquisição, além dos assassinatos, foi a queima de livros, como foi do nazismo, fascismo e de todos os totalitarismos.

Vejam que todoregime autoritário quando se instala procura em primeiro lugar perseguir os livros, a cultura, o ensino, o pensamento. E vão logo alardeando o perigo que significa os livroos, a cultura, o pensamento. O pensamento se expressa em livros. Dia desses se afirmou categoricamente que era preciso cassar dos currículos a filosofia de Paulo Freire, o patrono da Educação no Brasil. Onde está a filosofia e o pensamento dele? Nos livros, se vão bani-lo vão banir sua obra, seus livros. Sem dúvida vão substituir a obra de Paulo Freire por códigose normas autoritárias. manuais militares, escola sem livros de arte, literatura autoritária onde nao há poesia e nem utopia, negação da liberdade.Quere impedir as idéias, e elas são exprssas em livros.

Podem crer, vai haver um caça às bruxas no tocante a livros, vão criar um index, livros que serao proibidos, como os de Paulo Freire. Vão dizer que são ruins, subsersivos, engajados e a escola nao deve ser política, essa a desculapa esfarrapada que dao os perseguidores a cultura e dos livros. Vão até pichá-los de imorais. Lembro Oscar Wilde: "Nenhum livro é imoral. Os livros são bem ou mal escritos".

Na minha opinião, modestíssima porque não sou literato, os livros são essenciais, fundamentais, eles iluminam, esclarecem, informam, formam o cidadão, dão dimensão ao ser humano. Oslivros, repito, libertam.

Está havendo uma armação no sentido de cassar part dos livros. Será um absurdo, será uma noova inquisição. Não se pode substituir uma obra de arte por um cósigo militar. Nada como lembrar o Padre Vieira:

"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive".

Esse amigo da gente nnão pode ser esquecido e muito menos discriminado e perseguido. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/11/2018
Código do texto: T6492226
Classificação de conteúdo: seguro